Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
Meio Ambiente

Instituições que atuam no combate a queimadas no AM assinam termo

Combate às queimadas no Estado será reforçado pela assinatura de termo de cooperação entre órgãos públicos



Meio_Ambiente.PNG Secretário de Estado do Meio Ambiente, Antônio Ademir Stroski, na solenidade de abertura do Mês do Meio Ambiente
06/06/2016 às 20:41

O combate aos focos de queimada e incêndios florestais no Amazonas - que no ano passado bateram todos os recordes históricos - ganhará mais efetividade com a integração  de órgãos ambientais e de combate ao fogo, que antes atuavam de maneira separada e independente nas ações de combate ao fogo.
Foi o que garantiu o titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Antônio Ademir Stroski, durante a assinatura de termos de cooperação com outros órgãos, que visam ampliar as ações desse tipo no Estado.

A assinatura ocorreu na manhã de ontem, durante a abertura oficial do mês do Meio Ambiente, no auditório Belarmino Lins, localizado na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), avenida Mário Ypiranga Monteiro, Zona Centro-Sul.

De acordo com Stroski, a ideia é que as unidades de proteção ao meio ambiente e de combate às queimadas trabalhem juntas, com o intercâmbio de informações em todos os municípios do Estado Ainda segundo Stroski, a assinatura foi para oficializar as ações, mas desde o final do ano passado as instituições vêm se reunindo para traçar metas de combate às queimadas. 
 

Competências

Stroski explicou que, além dos esforços, as despesas das ações também serão compartilhadas entre os órgãos. Segundo ele, a Sema terá a responsabilidade de dar procedimentos às políticas públicas. Já o Corpo de Bombeiros, que também integra o termo de cooperação, ficará responsável pela criação e formação de brigadas nos municípios. Outro órgão integrante da parceria, a Defesa Civil deverá realizar todo o monitoramento da região e avaliar os procedimentos cabíveis para cada situação decorrente dos fenômenos naturais, como cheia e seca.

El Niño

Um dos motivos que levaram os órgãos  a assinarem os termos de cooperação é a previsão de agravamento do fenômeno El Niño, que vem sendo observado desde o fim do ano passado, explica Stroski. “Quando a gente firma esse termo de cooperação com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado, Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e outras instituições, é uma forma de prevenir uma situação preocupante como tivemos no ano de 2015. Vamos desenvolver políticas de Estado para o combate das queimadas, com a presença de brigadas em todos os municípios do Amazonas”, disse.

Sumaúma

Outra novidade, segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Fernando Sérgio, é que a corporação estará presente no parque Sumaúma, Zona Norte. “Vamos assumir a segurança, limpeza e conversação, levando projetos educacionais”.

Consumo de carne e queimadas são combatidas 

Além da solenidade de abertura do mês do meio ambiente, duas campanhas de sensibilização ambiental foram lançadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). A primeira intitulada “Paca, Tatu, Cutia Não, Não Mesmo” tem o intuito de coibir o consumo de carne de caça no Estado.

A outra chamada “Você também é Responsável”, é contra as queimadas, ratificando o trabalho que a Sema tem desenvolvido desde janeiro deste ano para se antecipar ao período de calor, quando ocorrem focos de queimadas, e sensibilizar a população a abolir o uso do fogo em vegetação. A meta é evitar que o cenário de fumaça e danos ambientais causados pelo uso do fogo, registrado no passado, volte a ocorrer no Estado.

Este ano a Sema transformou o que era antigamente semana do Meio Ambiente para um mês. As atividades deram início no dia 30 de maio e deve terminar no dia 30 de junho.

Monitoramento

A Defesa Civil do Amazonas lançou na última semana, um Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) O novo sistema se encontra instalado no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC). A ideia é tornar as informações mais precisas e rápidas sobre a prevenção de desastres tanto no período da subida das águas, como também em estiagens.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.