Publicidade
Amazônia
INICIATIVA

Instituto Mamirauá é representante do Brasil no prêmio Tourism for Tomorrow Awards

O instituto concorre na categoria “Comunidade” pela Pousada Uacari, iniciativa de turismo de base comunitária 18/04/2018 às 17:44
Show pousada
Foto: Reprodução/Internet
acritica.com Manaus (AM)

O Tourism for Tomorrow Awards (Prêmio Turismo para o Amanhã, em inglês)  é um dos maiores reconhecimentos no ramo do turismo mundial, cujos vencedores da edição de 2018 serão conhecidos essa semana na capital argentina. E tem brasileiro entre os finalistas: o Instituto Mamirauá concorre na categoria “Comunidade” pela Pousada Uacari, iniciativa de turismo de base comunitária. Localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas, a pousada é um dos exemplos pioneiros no Brasil em turismo sustentável e conectados com as populações locais.

Criada em 1998, a Pousada Uacari é administrada de maneira compartilhada entre o Instituto Mamirauá e as comunidades da Reserva Mamirauá. O objetivo do empreendimento é gerar renda para a população local e contribuir para a conservação dos recursos naturais.

A estrutura da Pousada Uacari foi construída seguindo os princípios sustentáveis. São instalações flutuantes, situadas em um dos principais lagos de Mamirauá. A energia vem do Sol. A chuva é coletada e mantida. Os efluentes são tratados antes de voltarem ao rio. As telhas são ecológicas, feitas de PET reciclado de garrafas plásticas.

A Pousada Uacari é assessorada pelo Programa de Turismo de Base Comunitária do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O Tourism for Tomorrow Awards é realizado pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), uma das principais organizações de turismo no planeta. A cerimônia em que serão anunciados os vencedores dessa edição do prêmio acontecerá em Buenos Aires, durante a 18ª Cúpula Global do WTTC, entre os dias 18 e 19 de abril. Na categoria "Comunidade", também estão entre os finalistas as empresas &Beyond (África do Sul) e Global Himalayan Expedition (Índia).

Publicidade
Publicidade