Publicidade
Amazônia
Exposição

Ipaam realiza exposição sobre a fauna silvestre no espaço Ecam

Devido à expansão urbana ou invasões de terras, o hábitat da fauna vem reduzindo drasticamente 28/06/2016 às 15:01
Show 01
O objetivo é orientar os usuários do shopping sobre como é feito o resgate de animais silvestres realizado pela equipe da gerência de fauna do Ipaam (Foto: Divulgação/Ipaam)
Acritica.com Manaus (AM)

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com o Ibama, realizam até o dia primeiro de julho no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam) localizado no piso G3 do Manauara shopping, exposição sobre a fauna silvestre, o objetivo é orientar os usuários do shopping sobre como é feito o resgate de animais silvestres realizado pela equipe da gerência de fauna do Ipaam, além de sensibilizá-los sobre a prática ilegal da comercialização dos animais.

Devido à expansão urbana ou invasões de terras, o hábitat da fauna vem reduzindo drasticamente. Preguiças, Jacarés da espécie corôa e tinga, jiboias, e gaviões da espécie carijó são os mais resgatados pelo Ipaam, em 2015, a gerência de fauna do instituto resgatou de janeiro até maio 260 animais silvestres, em 2016, no mesmo período foram resgatados 209.

Segundo o gerente de fauna do Ipaam, Marcelo Garcia, “Nem todos os resgates são de animais ilegais, a grande maioria dos resgates são de animais que estão em situação de risco, que geralmente invadem as casas das pessoas”. Marcelo ainda informou que eventualmente os animais resgatados fogem das casas que estão em cativeiro, como o papagaio, onde os donos cortam as asas da ave que mesmo assim ainda consegue fugir e acaba parando na casa de outra pessoa, que liga para a gerência de resgate de fauna através do número: 2123-6774 / 6739.

Agosto e setembro são os meses que a gerência de fauna do Ipaam registra mais pedidos de resgate de animais silvestres, isso provavelmente em decorrência da seca, ou do período reprodutivo e também da falta de alimento para os animais na área em que os mesmos vivem. No ano de 2014, entre agosto e setembro, foram 144 animais resgatados e em 2015, no mesmo período foram resgatados 125.

Para a gerente de educação ambiental do Ipaam, Therezinha Melo, “O espaço Ecam é mais um meio para divulgar as mensagens educativas que o órgão trabalha durante o ano, procurando orientar a população sobre as questões ambientais”.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas é o coordenador do Espaço Ecam em parceria com a Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), e realiza inúmeras atividades ao longo do ano, como palestras e exposições de projetos educativos sobre o meio ambiente. O Ecam fica aberto para visitação de 10h às 22h.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade