Publicidade
Amazônia
Amazônia

Ipaam realiza Operação Uatumã de combate à pesca ilegal em reserva no Amazonas

A operação contou com o apoio do Batalhão Ambiental e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e resultou na apreensão de 1.804 quilos de pescado  01/12/2015 às 18:00
Show 1
Foram encontrados durante a fiscalização, 2 pirarucus, 4 tracajás, 2 periquitos e 1 papagaio de várzea
acritica.com* Manaus (AM)

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou, de 16 a 25 de novembro, a Operação Uatumã. O objetivo da ação foi combater à pesca ilegal no interior e no entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, localizada nos municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã.

De acordo com o Decreto nº 17.190/1996, é proibida a pesca comercial ou profissional, nos corpos d´água que compõem a rede drenagem da bacia hidrográfica do Rio Uatumã no Amazonas, por tempo indeterminado, em todas as suas fases, que compreendem desde a captura, extração, coleta, transporte, conservação, transformação, beneficiamento, industrialização e comercialização.

A operação contou com o apoio do Batalhão Ambiental e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e resultou na apreensão de 1.804 quilos de pescado provenientes da RDS, sendo 1.706 de tucunaré e 98 kg de outras espécies. Ainda foram encontrados durante a fiscalização, 2 pirarucus, 4 tracajás, 2 periquitos e 1 papagaio de várzea. Embarcações e equipamentos de pesca também foram apreendidos.

O pescado foi doado às Comunidades de Bom Jesus do Jacarequara, Bom Jesus do Angelim, Nossa Senhora do Livramento e Distrito de Santana. Já os outros animais foram devolvidos ao habitat natural.

A Operação Uatumã registrou ao todo 13 autos de infração no valor de R$ 89.860,00; 13 termos de apreensão /depósito; 4 termos de doações/destruição e 2 termos de soltura.

RDS Uatumã

A RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) do Uatumã é uma Unidade de Conservação localizada na região nordeste do Estado do Amazonas, entre os municípios de São Sebastião Uatumã e Itapiranga.

A reserva possui uma área total de 424.430 hectares e compreende 20 comunidades ribeirinhas instaladas nas margens do Rio Uatumã e seus afluentes e tem aproximadamente 1.300 moradores, distribuídos em cerca de 250 famílias. Tanto o acesso à Unidade quanto à permanência obedecem regras elaboradas pelo corpo do Conselho Gestor.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade