Publicidade
Amazônia
Sustentabilidade

Jovens são desafiados a criar iniciativas sustentáveis na comunidade de Tumbira

Eles fazem parte do Amazon Summer School, programa da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que visa formar novos líderes em sustentabilidade 29/07/2016 às 17:10 - Atualizado em 02/08/2016 às 09:14
Show 666f113a b209 4bef 9921 6796a4d20e86
Os jovens estão numa imersão de 21 e a missão do grupo, definida junto com a comunidade, é desenvolver o turismo local de base sustentável (Divulgação)
Silane Souza Manaus (AM)

Um grupo formado por 16 jovens de dez países diferentes, entre eles o Brasil, está na comunidade de Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, numa imersão de 21 dias para co-criar e prototipar iniciativas de sustentabilidade junto com a comunidade. Eles fazem parte do Amazon Summer School, programa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que se encontra na sua segunda edição e visa formar novos líderes em sustentabilidade.

De acordo com a universitária manauense Camila Couto de Matos, a missão do grupo, definida junto com a comunidade, é desenvolver o turismo local de base sustentável, valendo-se dos recursos e talentos pessoais que existem no local. “Uma experiência que, ao fim, aproxima pessoas, fortalece relações e mantém de pé as nossas florestas”, afirma ela, que faz parte da ONG X-Lab Manaus.

Na última semana os “summers”, como são conhecidos, foram desafiados a cumprir juntos super missões, sendo uma delas montar uma fanpage na rede social Facebook sobre Tumbira, contando a história do lugar e das pessoas que lá vivem para o mundo. O objetivo é alcançar até sábado (30), 5 mil curtidas, além de conseguir que três celebridades compartilhem em suas páginas pessoais e ela alcance três continentes diferentes.

Até às 8h desta sexta-feira (29), mais de 1,5 mil pessoas tinha curtido a página que foi criada nessa quinta-feira (28). A fanpage também alcançou mais de três continentes. “Temos certeza que a iniciativa, co-criada coletivamente, facilitará o desenvolvimento sustentável da comunidade e permitirá que os moradores fiquem aqui, cuidando da floresta e dos seus saberes tradicionais”, destacou Camila, enfatizando a importância de o desafio ser cumprido.

Para os interessados em ajudar os futuros líderes em sustentabilidade a cumprir o desafio é só curtir a página “Tumbira, um mergulho na Amazônia”, no link: https://www.facebook.com/Tumbira-um-mergulho-na-Amazonia-1051654254883978/

Sobre o local

A comunidade de Tumbira existe há 30 anos e está localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro. No local, moram 35 famílias, com aproximadamente 200 habitantes. Crianças, jovens, adultos e idosos com todos os tipos de sonhos e muita vontade de construir um futuro sustentável para a comunidade.

Publicidade
Publicidade