Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
Obra selecionada no prêmio Jabuti

Livro sobre insetos está entre 10 finalistas do prêmio Jabuti 2013

A publicação contou com a participação do pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), José Albertino Rafael.



1.jpg A obra está entre as dez finalistas da primeira fase do Prêmio Jabuti na modalidade ' Ciências Naturais'
27/09/2013 às 11:01

A obra “ Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia” está entre as 10 finalistas da primeira fase da 55ª edição do Prêmio Jabuti, um dos mais conceituados prêmios literários do Brasil, dentro da modalidade “ Ciências Naturais”.

A publicação contou com a participação do pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), José Albertino Rafael.

 “É uma honra o livro estar indicado para esse conceituado prêmio, um reconhecimento da importância da obra na formação de recursos humanos, e para todos que participaram da produção do livro é um grande reconhecimento na área de ciências naturais”, comentou o pesquisador sobre a indicação ao prêmio.

A obra

O livro didático “Insetos do Brasil – Diversidade e Taxonomia” traz informações sobre vários tipos de insetos da fauna brasileira, produzido por diversos especialistas brasileiros. O livro foi lançado no Congresso Brasileiro de Zoologia, em março deste ano, em Salvador (BA). Tem a participação de 71 autores e cinco editores, que trazem em seus 43 capítulos uma alternativa para quem utilizava autores estrangeiros para estudar a entomologia amazônica e brasileira.

“Há mais de 40 anos nós dependíamos de livros de outras regiões do mundo para estudar nossa própria fauna. Por isso surgiu uma parceria com os entomólogos especialistas de todo Brasil. Agora com informações atualizadas e claras sobre as pesquisas de entomologia facilitará ainda mais os estudos”, explicou Albertino, um dos editores do livro.

Participaram ainda da edição da obra: Gabriel A. R. Melo, Claudio J.B. de Carvalho, Sônia A. Casari e Reginaldo Constantino. O livro foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O Prêmio

Criado em 1958, o Jabuti é a mais tradicional premiação de produção de livros no Brasil. O Prêmio Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro, tornando-se assim um diferencial em relação aos outros prêmios de literatura.

O Jabuti 2013 contempla 29 categorias. Na segunda fase, os jurados avaliarão e atribuirão notas a todas as obras finalistas na primeira fase. As três obras que receberem a maior pontuação serão consideradas como vencedoras do Prêmio em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugar. A cerimônia de entrega aos vencedores do Prêmio Jabuti 2013 acontecerá no dia 13 de novembro em São Paulo.

(*) Com informações da Ascom/Inpa MCTI


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.