Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019
CIÊNCIA

Projeto científico produz conteúdo didático sobre a fauna do AM

O site conta com pesquisadores colaboradores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam), da Universidade do Pará e do Museu da Amazônia (Musa)



1062313.jpg Recentemente, a equipe produziu um vídeo informativo sobre o porco espinho, espécie que vive na copa das árvores (Foto: Divulgação)
27/03/2016 às 17:49

Para mostrar aos manauenses as espécies de animais que vivem nos fragmentos florestais da cidade e da região metropolitana, um grupo de amigos se uniu para produzir um canal de difusão científica com uma linguagem simples e acessível. Os criadores do “Manaus Selvagem”, projeto pioneiro na região, pretendem expandir o site e torná-lo uma referência didática.

 “O material didático do Brasil é muito pobre em relação a nossa fauna, existe uma carência, de modo geral, nesse tipo de material. Então, em parceria com o Jonathas Silva, que é designer, e a Tatiana Araripe, que é pedagoga, criamos o site para construir uma base de informações para produção deste material didático”, conta Rodrigo Hidalgo, formando em biologia e um dos fundadores do site.



O projeto ainda está no início e ainda não possui financiadores, a não ser os produtos, como blusas e canecas, que os coordenadores do site vendem para ajudar a manter a página e as expedições do grupo. Mais recentemente, o site também ganhou apoio do biólogo Richard Rasmussen, apresentador do programa “Caçador de aventuras”. 

“Temos um suporte de pesquisadores na parte de educação pra fazer essa transposição didática do conhecimento científico em uma linguagem mais simples, para transmitir para uma criança o que um pesquisador quis dizer quando estudou certa espécie”, complementa Rodrigo. 

Audiovisual

Além das explicações sobre as espécies que podem vir a aparecer no quintal da casa do manauense, o site também é carregado de fotos e vídeos produzidos pela equipe do Manaus Selvagem em expedições no entorno de Manaus.  

“A ideia de produzir esses conteúdos é para que o professor, na sala de aula, tenha acesso  de maneira gratuita às informações. Sempre usando a questão da inovação tecnológica, pois nosso site pode ser lido na versão desktop (para computadores) e mobile. Se o aluno está na sala de aula e possui um celular, por que não usar esta ferramenta para o aprendizado?”.

Embora seja um projeto independente, sem ligação com institutos, o site conta com pesquisadores colaboradores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam), da Universidade do Pará e do Museu da Amazônia (Musa).  

No endereço www.manausselvagem.com.br, as fotos e vídeos estão disponíveis. Quem quiser colaborar com o projeto, pode fazer por meio de compras de produtos diretamente do site.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.