Publicidade
Amazônia
Amazônia

Mobilidade urbana para as pessoas e também para os animais

Esta é a bandeira a ser levantada no próximo domingo (20), durante um passeio ciclístico promovido pelos grupos Pedala Manaus, Guaribike e PAN Sauim-de-Coleira 18/10/2013 às 12:02
Show 1
Passeio vai comemorar o dia do Sauim-de-Coleira
acrítica.com ---

O PAN Sauim-de-Coleira é um plano de ação desenvolvido por várias instituições que atuam em prol dessa espécie (Saguinus bicolor), que ocorre apenas na cidade e arredores de Manaus e está ameaçada de extinção.

O passeio vai comemorar o dia do Sauim-de-Coleira, data instituída em 2005 para homenagear esta espécie tão emblemática e especial da nossa região, que a cada ano sofre mais com o crescimento rápido e desordenado de Manaus.

A perda de florestas urbanas e do entorno da cidade tem afetado gravemente as populações de animais, especialmente o Sauim-de-Coleira. As ruas, avenidas e estradas acabam se tornando barreiras para a movimentação dos animais, o que vem acarretando a morte por atropelamento de sauins e de várias outras espécies silvestres.

O evento vem assim chamar a atenção de toda a sociedade em relação ao direito de ir e vir das pessoas e também dos animais e da importância da manutenção das áreas verdes para o bem-estar de todos os habitantes da cidade.

É necessário que todos, poder público e população, discutam e implementem ações e medidas para promover a convivência harmônica entre as pessoas e os animais, permitindo a mobilidade de ambos, diminuindo a incidência de atropelamentos, e garantindo a existência da floresta, a casa desses animais. Afinal eles também são “pedestres” e cidadãos da nossa cidade!

A pedalada vai sair do Bosque da Ciência no INPA, passar pela avenida das Torres e chegar no Parque do Mindu, onde estão previstas uma série de atividades como distribuição de brindes, exposições fotográficas,  apresentações artísticas e demais ações que fazem parte da comemoração do dia do sauim e a semana do aniversário de Manaus.

Publicidade
Publicidade