Publicidade
Amazônia
Amazônia

Novos rumos de pesquisas e tratamento da Malária serão debatidos

Nesta terça-feira, Ministério da Saúde reúne corpo técnico, para definir ações, diretrizes e políticas sobre o tema 18/11/2013 às 13:31
Show 1
Coleta de lâminas para a realização de exame de malária
acritica.com Manaus, AM

O maior encontro do Brasil voltado para profissionais e estudiosos da Malária terá início nesta terça-feira (19), às 9h, no Ceaser Business Manaus Hotel. Trata-se da 13ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária, que aglutina mais dois eventos: a Reunião do Subcomitê de Terapêutica em Malária e a Reunião Técnica da Rede Malária. Nesta terça, a programação será focada na Reunião do Subcomitê de Terapêutica em Malária. O evento é coordenado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), e conta com apoio do Ministério da Saúde (MS), dentre outros parceiros.

Os encontros reunirão um time de experts na área de pesquisa e tratamento da Malária. O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, frisa que a proposta é debater os estudos em andamento sobre a doença e definir novos rumos para a pesquisa. Também serão avaliadas novas propostas voltadas para a terapêutica da Malária nas regiões onde há incidência da doença no Brasil.

A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, destaca que a integração entre profissionais da saúde e pesquisadores permite a troca de conhecimentos técnico-científicos, privilegiando os avanços que podem colocar o país no rumo da erradicação da Malária. "Um dos objetivos é traçar novas prioridades de pesquisa e encontrar soluções para tratamento da patologia, que atendam à melhoria da qualidade de vida dos pacientes acometidos pela doença".

Nesta terça-feira, no horário de 9h às 18h, o Ministério da Saúde reunirá no Ceaser Business o corpo técnico do Subcomitê de Terapêutica em Malária, com a finalidade de definir ações, diretrizes e políticas voltadas para a área de drogas antimalária, destinadas ao tratamento da doença no país. O Subcomitê é formado por especialistas de todo o Brasil, dentre os quais, a diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim.

Na quarta-feira (20), no horário de 8h30 às 16h, será realizada a reunião dos integrantes da Rede Malária, que tem o objetivo de promover a implantação e o fomento de uma rede inter-regional e interdisciplinar de pesquisas em Malária, como Subprograma Temático do Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência.

Ainda na quarta-feira, será realizada a solenidade de abertura da 13ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária. A agenda de debates da 13ª Reunião seguirá até sábado (23). A cerimônia de abertura será marcada pela palestra 'Novas Propostas do Programa Nacional de Pesquisa em Malária', proferida pelo secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. O evento terá início às 19h30, no Salão Rio Solimões do Centro Cultural Palácio Rio Negro. Já as reuniões técnicas ocorrerão no Ceaser Business, na quinta, sexta e no sábado.

Pela terceira vez, Manaus será sede da 13ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária. Neste ano, a FMT-HVD conta com o apoio do Ministério da Saúde, da Susam, Organização Mundial de Saúde (OMS), do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico (CNPq), para realização do encontro. Neste período em que se discute a erradicação da Malária, a reunião pretende trazer o tema controverso para a comunidade de malariologistas brasileiros, que deve apontar caminhos e definir metas.

Publicidade
Publicidade