Publicidade
Amazônia
Amazônia

Órgãos públicos e ONGs lançam a campanha 'Saium-de-coleira, uma espécie que pede socorro'

A programação oferece exposição fotogrática e palestras. A espécie, que está criticamente ameaçada de extinção, só existe em Itacoatiara e Rio Preto da Eva 01/03/2015 às 19:55
Show 1
Órgãos governamentais e ONGs lançam a campanha "Saium-de-coleira, uma espécie que pede socorro"
ACRITICA.COM Manaus (AM)

O Governo do Amazonas, a Prefeitura de Manaus e instituições federais, além da sociedade civil, representada por organizações não governamentais (ONGs), lançam na próxima terça-feira (3), às 13h30, no Teatro Manauara, no Manauara Shopping, a campanha “Sauim-de-Coleira, Uma Espécie que Pede Socorro”.

A mobilização terá sequência na quarta (4) e quinta-feira (5) com diversas atividades, incluindo exposição fotográfica, palestras, mesa redonda e distribuição de material informativo.

O lançamento da campanha é o pontapé inicial de uma extensa programação prevista para todo o ano de 2015, considerado “O Ano do Sauim”,  em virtude do conjunto de ações protetivas da espécie cuja execução conta com a participação de várias instituições de pesquisa e órgãos públicos, que se integraram no Plano de Ação Nacional de Conservação do Sauim-de-Coleira (PAN).

O grupo de trabalho do PAN Sauim-de-coleira é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da portaria nº 124, de março de 2014, assinada pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidaade (ICMBio), Roberto Vizentin. Entre as atividades propostas para reverter o estado crítico de extinção do sauim está a manutenção de fragmentos de florestas relevantes na cidade de Manaus e conservação com gestão adequada à proliferação da espécie.

De acordo com a titular da Secretaria de Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (SDS), Kamila Amaral, o Governo do Estado está intensificando a sua participação na causa do Sauim. “Queremos e estamos num envolvimento proativo junto às ONG´s e todos os demais envolvidos para deliberar ações e políticas que colaborem com a preservação do sauim. A SDS já convocou também os representantes ambientais dos municípios de Itacoatiara e Rio Preto da Eva para que eles se envolvam nesta mobilização”, acrescentou Kamila.  

MASCOTE DE MANAUS

nstituído oficialmente em 2005 como a mascote da cidade de Manaus, o Sauim-de-Coleira, dentre as espécies da fauna amazonense, é a mais ameaçada de extinção e compõe o “Livro Vermelho da Fauna Brasileira”, do Governo Federal, superando em vulnerabilidade animais como a onça pintada e o peixe-boi.

A principal causa que ameaça o Sauim é o desmatamento e o crescimento desordenado da cidade, fazendo com que o seu habitat natural seja destruído, confinando a espécie em áreas cada vez mais restritas. A espécie é encontrada em Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

ENVOLVIDOS

A mobilização pela proteção do Sauim tem a participação do Governo do Estado, por meio da SDS, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), do Governo Federal, através da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ICMbio, Ibama, Cepam, além de entidades como o Projeto Sauim-de-Coleira, CPB e SZB, além da Prefeitura de Manaus.

Publicidade
Publicidade