Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
Mistério nas águas

Peixe-boi fêmea é encontrado morto nas águas do Lago do Aleixo, na Zona Leste

Animal silvestre não aparentava sinais de violência; espécie - que é classificada na categoria vulnerável -acabou sendo capturada por pescador, que a levou para destino ignorado



peixe-boi.jpg Imagens divulgadas por moradores mostram peixe-boi fêmea já morto, mas sendo capturado por pescador / Divulgação
26/04/2016 às 17:38

Um peixe-boi fêmea foi encontrado morto boiando, no início da tarde desta terça-feira (26), às margens do Lago do Aleixo, no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste da cidade.

O animal não aparentava sinais de violência, segundo imagens e relatos feitos por moradores. De acordo com informações de comunitários, após estar morto, o espécime foi capturado por um pescador não-identificado pela reportagem, seguindo para destino ignorado. Até o fechamento desta edição não havia qualquer informação sobre o paredeiro do animal. 



Moradores da Colônia Antônio Aleixo enviaram as imagens do animal para a redação de A CRÍTICA. O peixe boi é classificado na categoria de espécie vulnerável ainda existente na natureza.

De acordo com Clécio Ramos, membro do Centro Social e Educacional do Lago do Aleixo (Csela), é comum ver animais boiando na extensão do Lago do Aleixo. O morador destaca que animais como o peixe-boi fêmea são atraídos pelo lixo existente naquelas águas.

“Eles sempre ‘boiam’ aqui. De vez em quando esse lixo existente no lago atrai esses animais, como o peixe-boi”, disse o comunitário. “Já foram feitos estudos aqui no local por ele ter a presença de vários animais, como anfíbios e répteis”, informa ele, sobre outro lago próximo de onde o peixe-boi foi fotografado pela comunidade.

Animais silvestres como o peixe-boi são de responsabilidade do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), mas órgãos como o Ibama, Batalhão Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) também podem atuar no combate a crimes ambientais como a matança das espécies.

Em Manaus, o Inpa sedia a Associação dos Amigos do Peixe-Boi (Ampa), que realiza um importante trabalho de pesquisa e até necropsia com animais como o encontrado no Lago do Aleixo..


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.