Quarta-feira, 23 de Junho de 2021
CENÁRIO

Pesquisa aponta que 97% dos brasileiros defendem preservação da Amazônia

A pesquisa intitulada “O que pensam os brasileiros sobre Amazônia” foi realizada no âmbito dos preparativos para o Fórum Mundial Amazônia+21



show_Foto__Dirce_Quintino_9F424419-2468-4911-B030-97A9F686BB10.jpg Foto: Dirce Quintino
06/11/2020 às 21:25

Um estudo realizado pelo Instituto FSB Pesquisa para Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 78% dos brasileiros tem o sentimento de orgulho em relação a Amazônia e ao menos 97% da população brasileira acredita que a preservação da região amazônica é fundamental para a conservação do meio ambiente no Brasil.

A pesquisa intitulada “O que pensam os brasileiros sobre Amazônia” foi realizada no âmbito dos preparativos para o Fórum Mundial Amazônia+21, que ocorreu de entre os dias 4 e 6 de novembro, e demonstrou ainda a preocupação dos brasileiros com problemas ambientais da região como o desmatamento e queimadas.



“Isso mostra a preocupação com a perda do nosso patrimônio em um momento muito grave, já que as políticas públicas de proteção e uso sustentável estão sendo desmontadas e a devastação incentivada de forma tácita pelo governo federal”, afirmou a engenheira agrônoma e socioambientalista, Muriel Saragoussi, que considera natural a associação do território amazônico a problemas ambientais.

Segundo o estudo, 95% da população concorda que é possível alinhar progresso econômico com a conservação da região amazônica. A especialista amazonense também acredita nessa possibilidade.

“Essa atitude dos brasileiros está em sintonia com o perigo que a região está correndo e uma mudança da visão romântica e irreal que se tinha antigamente. A Amazônia é uma floresta construída pelo manejo milenar que os povos indígenas realizaram como mostram as evidências científicas. É uma prova de que podemos usar de forma sustentável e ao mesmo tempo proteger e cultivar a biodiversidade”.

Outros dados revelados pela pesquisa afirmam que 77% dos brasileiros se dizem preocupados com o meio ambiente no geral; 83% das pessoas dizem que a preservação da floresta amazônica é muito importante para o crescimento do país, pois o desenvolvimento nacional depende do meio ambiente protegido e 93% afirmam que preservar a Amazônia é fundamental para a economia brasileira.

Quanto as questões ambientais, 50% dos brasileiros se dizem afetados por algum problema ambiental como queimadas, poluição das águas, rios e mares, além do aquecimento global índice que chega a 57% entre os moradores dos estados que compõem da Amazônia Legal; e 66% dos que moram na região amazônica consideram as queimadas e incêndios florestais a maior ameaça ao meio ambiente no país.

VISÃO DOS MANAUARAS

Para manauaras é possível alinhar o desenvolvimento e ainda assim conservar a Amazônia. “Existem vários estudos que comprovam que dá pra extrair riqueza do que a Amazônia oferece sem causar danos a ela. Mas a gente sabe que responsabilidade ambiental fere os interesses dos grandes empresários do agronegócio que são os que financiam as campanhas políticas dos governantes eleitos”, pontuou o analista fiscal, Danilo Rodrigues, 28 anos.

“Pessoalmente não tenho esperanças que isso um dia vai ser um interesse da população, já estamos acostumados a ver toda essa destruição”. O professor Rojefferson Moraes, 35 anos, destaca que a floresta amazônica “vale muito mais em pé” associada a produções rurais mistas que respeitem o ecossistema como o comércio de amêndoas, a castanha do Brasil, tucumã, açaí, entre outros.

“A floresta amazônica tem uma importância simbólica, e cultural para os indígenas, e caboclos que fazem parte de comunidades tradicionais. E o pensamento de que existe um exagero na proteção da floresta em detrimento do avanço econômico do país, é uma tentativa de deturpar a realidade”.

FÓRUM MUNDIAL AMAZÔNIA+21

A pesquisa foi realizada no âmbito dos preparativos para o Fórum Mundial Amazônia+21, que acontece de entre os dias 4 e 6 de novembro e reuniu dezenas de especialistas, empresários e gestores públicos para debater caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O evento ocorreu de forma on-line.

Para o estudo, o Instituto FSB Pesquisa entrevistou, por telefone, 2.000 pessoas com idade a partir de 18 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). Foram feitas duas amostras de 1.000 entrevistas, cada uma representativa das populações (1) dos estados abrangidos pela região chamada Amazônia Legal (região Norte e estados do Mato Grosso e parte do Maranhão) e (2) das demais 18 unidades da Federação.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.