Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019
estudo da fapeam

Pesquisa visa arborização em municípios do AM para reduzir a sensação de calor

Desenvolvido em Tabatinga, estudo tem por objetivo avaliar a relação entre a vegetação arbórea, a estrutura física da cidade e a população. Meta é arborizar cidades com espécies amazônicas



IMG0007943931.JPG Arborização da Avenida da Amizade, em Tabatinga, na fonteira com a cidade colombiana de Letícia (Foto: Antônio Lima/2011)
30/05/2016 às 18:24

A pesquisadora Railma Pereira de Moraes está desenvolvendo um estudo, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com o intuito de tentar reduzir a sensação de calor e gerar melhorias para o aspecto urbano das cidades, especialmente no interior do Estado.

Desenvolvida no município de Tabatinga (distante a 1.105 quilômetros da capital), a pesquisa quer avaliar a relação entre a vegetação arbórea, a estrutura física da cidade e a população.

Segundo a coordenadora, a arborização realizada de forma planejada poderá trazer muitos benefícios à população. “Acredito que o principal benefício que essa organização irá trazer para o Amazonas é a redução do calor, pois as árvores plantadas em lugares estratégicos, de grande movimentação, de forma que não prejudique a visibilidade no trânsito, por exemplo, trarão sombra e uma sensação de frescor para os habitantes”, explicou Railma.

De acordo com Moraes, existe uma baixa diversidade de espécies plantadas, além de espécies não indicadas para o plantio em vias urbanas, sugerindo, assim, a valorização e a ampliação da diversidade de espécies plantadas, principalmente as amazônicas.

O estudo é desenvolvido em parceira com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e a Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Levantamentos

Para iniciar a pesquisa, foram realizados dois levantamentos. O primeiro teve por objetivo conhecer e caracterizar as espécies que compõem a arborização urbana do município de Tabatinga. O segundo procurou conhecer a interação, a satisfação e as expectativas dos moradores com a arborização local.

Segundo a pesquisadora, atualmente, o estudo está na fase de análise e divulgação dos resultados esperados, que foram apresentados em congressos e conferências nacionais e internacionais.

*Com informaçõesa da Fapeam

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.