Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
Amazônia

Pesquisadora fala de potencial amazônico na área da bioquímica

Celia Regina Carlini foi convidada para falar na reunião do Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (GEEA)



1.jpg Célia Carlini falou sobre potencial da Amazônia na área da bioquímica
27/09/2013 às 13:20

O curare, uma substância usada pelos índios na caça e na pesca tem propriedades que possibilitam seu uso no relaxamento muscular em cirurgias.  Este exemplo de como a rica  biodiversidade amazônica pode ser utilizada na bioquímica foi apenas um dos exemplos dados pela professora e pesquisadora Celia Regina Carlini, durante palestra proferida na 30º reunião do Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (GEEA), na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia ( Inpa/MCTI).

 “A Amazônia tem um potencial enorme. Um vasto celeiro a ser explorado. Conhecer como uma toxina funciona permite desenvolver aplicações delas que vão desde o uso laboratorial, terapêutica e agrícola”, disse.

Integração

O secretário-executivo do GEEA e pesquisador do Inpa, Geraldo Mendes, afirmou que a palestra de Carlini colabora para uma visão interdisciplinar da ciência. “As pesquisas avançadas precisam ser acompanhadas de um envolvimento coletivo do pesquisador, técnico, professor, jornalistas e a população. Precisamos cada vez mais integrar”, afirmou.

O GEEA foi criado pela direção do Inpa em 2007 e tem o objetivo de constituir um fórum permanente e multidisciplinar para a análise de questões relevantes para a Amazônia e a socialização da ciência por meio de uma linguagem acessível. O Grupo é formado por pesquisadores, professores, empresários e gestores. O grupo se reúne, geralmente, a cada dois meses para debater um tema escolhido previamente e apresentado por um especialista de renome.

O grupo publica por meio da Editora Inpa, uma série de livros que trazem as análises dos temas abordados que estão disponíveis online.

(*) Com informações da Asscom Inpa/MCTI


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.