Publicidade
Amazônia
Amazônia

Polícia ambiental apreende mais de 1 tonelada de pescado ilegal em barcos na orla de Manaus

Donos da embarcação estavam sem certificação ambiental. Peixes apreendidos serão doado pela Polícia Civil a instituições de caridade em Manaus 15/12/2014 às 12:48
Show 1
Material estava dentro de embarcações na orla de Manaus
VINICIUS LEAL Manaus (AM)

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar apreendeu mais de 1 tonelada de pescado ilegal na madrugada desta segunda-feira (15) em dois barcos na orla de Manaus, próximo à Feira da Panair, no bairro Educandos, Zona Sul da cidade.

Os agentes do BPAmb apreenderam no barco Silva Lopes 1,2 tonelada do peixe Pacu, 80 quilos de Pirarucu em manta salgada, 55 quilos de Sardinha e 85 quilos de Matrinxã. A embarcação estava ao lado do terminal pesqueiro, sem guia de trânsito de pescado.

O dono do barco, José Carlos Nogueira de Freitas, 44 anos, foi conduzido à Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), localizada no bairro Coroado, para onde material apreendido foi levado.

Já no barco Cardoso Neto, também nas proximidades da Feira da Panair, os policiais ambientais encontraram 200 quilos do peixe surubim, também sem certificação ambiental. O proprietário, Carivaldo Nunes Oliveira, também foi levado para a Dema.

Os dois homens foram indiciados em flagrante por infringir o artigo 34 da Lei 9.605/98 (comercializar pescado em período proibido sem autorização legal), mas pagaram fiança bancária de um salário mínimo, R$ 724, e responderão em liberdade.

Os peixes apreendidos serão doados pela DEMA a instituições de caridade em Manaus: Lar Francisco de Assis, Pequeno Nazareno, Lar São Vicente de Paula – Casa do Idoso, Fraternidade É Caminho, Lar Nova e Eterna Aliança e Abrigo Jaçanã.

Publicidade
Publicidade