Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
SAÚDE

Povos indígenas recebem atendimento médico gratuito pela internet

Consulta é realizada por telemedicina, em ligações de vídeo pelo WhatsApp e, no caso das aldeias, é acompanhada por agentes de saúde indígena locais



rs56088_49785692057_e0ef16baa7_6k_8AA3B1B8-D15E-45F1-A149-B3C4BAFA678F.jpg Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus
25/06/2020 às 16:35

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) lançou esta semana uma ação em parceria com a plataforma Missão Covid para ampliar as possibilidades de atendimento médico aos indígenas, em meio ao grave crescimento da pandemia da Covid-19 entre os povos.

De acordo com levantamento mais recente realizado pelo Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígena, desta quinta-feira (25), mais de 7 mil indígenas foram infectados pela doença e 332 morreram, totalizando 110 povos atingidos diretamente.



Fundado em março deste ano, o projeto Missão Covid busca conectar pessoas com sintomas de coronavírus aos mais de 1,3 mil médicos voluntários cadastrados no projeto. A consulta será realizada por meio da telemedicina em ligações de vídeo pelo WhatsApp e, no caso das aldeias, será acompanhada por agentes de saúde indígena locais, quando necessário.

O acesso, para indígenas que tenham conexão com a internet, será por meio da plataforma e sua extensão aos povos indígenas tornou-se possível através da articulação feita pela Fundação Darcy Ribeiro, que aproximou a plataforma de telemedicina da equipe de saúde indígena da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e das lideranças do movimento indígena nacional.

Para ter acesso ao atendimento é requisitado um cadastro no site do projeto. Para o Dr. Raphael Brandão, médico e um dos fundadores da plataforma, é importante que os médicos apoiem o projeto e se cadastrem como voluntários. Segundo ele “se cada um doar um pouco do seu tempo, podemos alcançar todos os pacientes que precisam de uma orientação especializada”.

A parceria é mais uma alternativa para amenizar o impacto da Covid-19 nos povos indígenas do Brasil. Além do crescimento rápido de casos de infecção e óbitos, a disseminação do vírus entre os povos originários agrava outros ataques dentro dos territórios, como atividades ilegais de madeireiras e garimpos.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.