Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019
Amazônia

Prazo para inquérito sobre a aplicação de recursos na saúde indígena está chegando ao fim

MPF tem até o fim do mês para concluir inquérito que investiga a aplicação de recursos governamentais na saúde dos indígenas da etnia sateré-mawé



1.gif Em Maués, as condições de saúde e estrutura da Casai continuam precárias
04/06/2013 às 12:33

Encerra este mês o prazo para que o Ministério Público Federal (MPF) conclua o inquérito civil público que investiga a aplicação de recursos governamentais na saúde dos indígenas da etnia sateré-mawé. A denúncia foi feita há quase um ano pelo deputado estadual Sidney Leite (DEM), o que motivou a instauração do inquérito.

No último sábado, o deputado visitou as instalações da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Maués, juntamente com lideranças sateré, e verificou que a situação precária do local continua a mesma.



O deputado vai reforçar as denúncias junto ao MPF. Com o fim da investigação, o órgão poderá propor ação civil pública por improbidade administrativa contra os responsáveis pelo descaso com a saúde indígena.

Entre as irregularidades verificadas no Casai está o fato de que todos os pacientes ocupam o mesmo ambiente, de modo que ficam no mesmo alojamento pessoas com doenças contagiosas, pós-cirúrgicos e até recém-nascidos. Os banheiros não oferecem a menor condição de higiene, os alimentos servidos aos pacientes – frequentemente estragados – vêm de Parintins, onde se localiza o Distrito de Saúde Indígena (Disei) responsável pela etnia Sateré e os medicamentos são insuficientes para atender os indígenas.

O deputado Sidney Leite recebeu centenas de reclamações como as dos moradores da Terra Indígena Andirá-Marau, na circunscrição do Município de Maués. Além disso, as queixas foram levadas por dez lideranças da etnia sateré-mawé à Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), presidida por Leite. “Faltam materiais básicos como fraudas, lençóis e medicamentos”, disse.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.