Sexta-feira, 05 de Junho de 2020
Amazônia

Professores de municípios do Amazonas são capacitados no projeto 'Rios Voadores'

Sob coordenação do idealizador do projeto Rios Voadores, Gérard Moss, os encontros objetivaram difundir conhecimentos sobre o fenômeno e incentivar a preservação da floresta



1.jpg O projeto começou com ações de pesquisa científica ao coletar amostras de vapor de água em voos realizados acima da floresta amazônica
29/05/2015 às 19:14

Os Municípios de Coari, Carauari e Tefé vão receber, entre os dias 10 e 15 de junho deste ano, o projeto “Rios Voadores”, patrocinado pela Petrobras por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental.

A capacitação de professores da rede pública de ensino do Amazonas já foi iniciada. Os primeiros encontros ocorreram nos dias 13 e 14 de maio, em Manaus, quando os professores receberam informações sobre a relação do deslocamento de massas de vapor d'água amazônico com a ocorrência de chuvas em outras regiões brasileiras.



A capacitação dos docentes manauaras foi realizada pelo doutor em oceanografia Caio Augusto Magalhães, no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, e no auditório CETI Áurea Braga, no bairro Compensa.

Sob coordenação do idealizador do projeto Rios Voadores, Gérard Moss, os encontros objetivaram difundir conhecimentos sobre o fenômeno e incentivar a preservação da floresta.

O projeto Rios Voadores integra o Programa Petrobras Socioambiental desde 2007. Suas pesquisas começaram por ocasião de uma expedição aérea comandada por Gérard Moss, a bordo de um monomotor, para estudar como o desmatamento da Floresta Amazônica poderia afetar o clima no Brasil e alterar o ciclo das chuvas no país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

“A floresta tem uma capacidade muito superior à do mar para devolver umidade à atmosfera. Uma árvore pode capturar até mil litros de água por dia. É máquina fantástica de bombeamento hídrico. A derrubada das árvores acarreta menos chuvas”, explicou Moss.

Programa Petrobras Socioambiental

Segundo a direção da estatal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras investe em projetos de todo o País, com foco nas linhas de atuação Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.