Publicidade
Amazônia
Amazônia

Professores de municípios do Amazonas são capacitados no projeto 'Rios Voadores'

Sob coordenação do idealizador do projeto Rios Voadores, Gérard Moss, os encontros objetivaram difundir conhecimentos sobre o fenômeno e incentivar a preservação da floresta 29/05/2015 às 19:14
Show 1
O projeto começou com ações de pesquisa científica ao coletar amostras de vapor de água em voos realizados acima da floresta amazônica
acritica.com Manaus (AM)

Os Municípios de Coari, Carauari e Tefé vão receber, entre os dias 10 e 15 de junho deste ano, o projeto “Rios Voadores”, patrocinado pela Petrobras por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental.

A capacitação de professores da rede pública de ensino do Amazonas já foi iniciada. Os primeiros encontros ocorreram nos dias 13 e 14 de maio, em Manaus, quando os professores receberam informações sobre a relação do deslocamento de massas de vapor d'água amazônico com a ocorrência de chuvas em outras regiões brasileiras.

A capacitação dos docentes manauaras foi realizada pelo doutor em oceanografia Caio Augusto Magalhães, no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, e no auditório CETI Áurea Braga, no bairro Compensa.

Sob coordenação do idealizador do projeto Rios Voadores, Gérard Moss, os encontros objetivaram difundir conhecimentos sobre o fenômeno e incentivar a preservação da floresta.

O projeto Rios Voadores integra o Programa Petrobras Socioambiental desde 2007. Suas pesquisas começaram por ocasião de uma expedição aérea comandada por Gérard Moss, a bordo de um monomotor, para estudar como o desmatamento da Floresta Amazônica poderia afetar o clima no Brasil e alterar o ciclo das chuvas no país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

“A floresta tem uma capacidade muito superior à do mar para devolver umidade à atmosfera. Uma árvore pode capturar até mil litros de água por dia. É máquina fantástica de bombeamento hídrico. A derrubada das árvores acarreta menos chuvas”, explicou Moss.

Programa Petrobras Socioambiental

Segundo a direção da estatal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras investe em projetos de todo o País, com foco nas linhas de atuação Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Publicidade
Publicidade