Publicidade
Amazônia
evento

Simpósio debaterá sustentabilidade ambiental e produção econômica

O 1º Simpósio de Organização Social e de Mercado começa nesta quinta (5) e segue até sexta-feira (6), de 8h às 18h, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus. Feira AgroUfam também faz parte do evento 05/05/2016 às 00:15
Show cid therezinha fraxe agroufam divulga  o
Segundo a coordenadora do Simpósio, Therezinha Fraxe (foto), a ideia é que ao final do encontro seja criada uma rede virtual de comercialização da agricultura familiar local (Divulgação)
Silane Souza Manaus (AM)

O 1º Simpósio de Organização Social e de Mercado vai suscitar debates sobre a sustentabilidade ambiental, econômica, política, social, territorial e cultural na região. O evento, aberto ao público em geral, começa nessa quinta-feira (5) e segue até sexta (6), de 8h às 18h, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), no bairro Coroado, Zona Leste. Na programação, palestras, oficinas, exposições e a feira Agroufam. A ideia é que ao final do encontro seja criada uma rede virtual de comercialização da agricultura familiar local.

De acordo com a coordenadora do Simpósio, Therezinha Fraxe, o objetivo do evento é criar um espaço de discussão, socialização e estudos da área de organização social, visando fortalecer as organizações e entidades, tais como cooperativas, associações e os atores envolvidos no processo de produção como professores, alunos e técnicos administrativos. “Os gargalos enfrentados no processo produtivo devem ser abordados para se buscar uma solução”, destacou.

Conforme a professora, que também coordena o Núcleo Socioeconômico da Ufam (Nusec), o simpósio é oriundo de um projeto de três anos da Ufam em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O programa trabalha a organização do mercado em comunidades caboclas, ribeirinhas e indígenas e o resultado obtido nesse período será apresentando durante o evento.

Therezinha adianta que um desses resultados é a feira Agroufam, que incentiva a comercialização dos produtos da agricultura familiar e acontece no início de cada mês no hall da Faculdade de Ciências Agrárias. “A Agroufam está mudando vidas e é um exemplo de sustentabilidade. A Ufam orienta as comunidades em todos esses aspectos sustentáveis, levando em conta a cultura das populações. Mas precisamos ver onde mais podemos criar espaços para o agricultor familiar”, disse a professora.

Feira

Paralelo ao Simpósio de Organização Social e de Mercado será realizado a 25ª edição da feira Agroufam. Frutas, verduras, hortaliças, artesanato, ovos, queijo, mel e até produtos medicinais podem ser encontrados na feira que é aberta ao público em geral e acontecerá no hall da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam (blocos 01 e 02), das 8h às 16h.

Publicidade
Publicidade