Domingo, 18 de Agosto de 2019
Meio Ambiente

Parque Estadual Sumaúma terá 'Semana do Meio Ambiente' entre dias 7 e 11 de junho

O evento será realizado de 8h30 às 16h, na própria Unidade de Conservação, localizada no bairro Cidade Nova, Zona Norte. A entrada é gratuita



Capturar.PNG O Parque Estadual Sumaúma fica aberto ao público em geral de terça a sexta-feira, de 8h às 17h, e sábado de 8h às 12h (Fotos: Euzivaldo Queiroz)
01/06/2016 às 20:32

Palestras e atividades educativas sobre a importância da preservação da natureza, além de distribuição de mudas e reciclagem de materiais, são algumas das ações que integram a programação da “Semana do Meio Ambiente” do Parque Estadual Sumaúma (Parest). O evento será realizado entre os próximos dias 7 e 11, de 8h30 às 16h, na própria Unidade de Conservação, localizada no bairro Cidade Nova, Zona Norte. A entrada é gratuita.

De acordo com a gestora do parque, Amanda Gomes, também haverá seminário e exposição fotográfica sobre o sauim-de-coleira, tour pelo projeto cenográfico que remete o lendário amazônico e apresentação do aplicativo  MeuAmbiente, que permite que a pessoa faça, por meio do celular, de forma rápida e gratuita, denúncias de crimes ambientais como queimadas, extração ilegal de madeira e  captura e venda irregular de pescado.

Ela ressaltou que um dos destaques da programação da “Semana do Meio Ambiente” do Parque Estadual Sumaúma será a inauguração da base do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que funcionará dentro da Unidade de Conservação. “O Bifma está sendo instalado no local e a implantação oficial será no dia 10, a partir das 8h30, nas dependências do parque”, revelou.

Conforme Amanda, o Bifma vai realizar, durante a “Semana do Meio Ambiente”, palestras de prevenção contra incêndios florestais, atividades de educação ambiental, navegação de trilhas ecológicas e orientação sobre busca e resgate com cães. Os animais da raça Labrador são os mesmos usados em resgates reais no Estado e integram o Comando de Busca e Resgate e Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros (Bresc).

Paralelamente ao evento ambiental, o Parque Estadual Sumaúma está aberto a agendamentos de escolas, instituições e grupos que desejam receber orientação sobre navegação em floresta, fazer trilhas monitoradas e participar de palestras sobre preservação. O agendamento pode ser feito pelo e-mail: demuc.sema@gmail.com ou amanda@sema.am.gov.br ou, ainda, pelo telefone: 99153-2423.

Mas, independente de agendamento, a primeira Unidade de Conservação Estadual, localizada na cidade de Manaus, que tem uma área de 52 hectares, está aberta ao público em geral de terça a sexta-feira, de 8h às 17h, e sábado de 8h às 12h. Os trabalhos desenvolvidos no local são realizados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Bifma e Agentes Ambientais Voluntários (AAVs).

Saiba mais

A Biblioteca Edmilson Rodrigues, que fica dentro do Parque Estadual Sumaúma, não foi desativada com a instalação do Bifma do Corpo de Bombeiros no prédio, onde esta funcionava. A biblioteca foi alocada para a sala ao lado e funcionará no mesmo local do Centro de Mídias.

Reinauguração

O Parque Estadual Sumaúma foi criado através do decreto nº 23.721 de 5 de setembro de 2003. A Unidade de Conservação foi reinaugurada pelo Governo do Estado, em 2014, quando recebeu investimentos em segurança patrimonial, limpeza, pintura, conservação, jardinagem, construção cenográfica, telefonia e internet.

Hoje, o local conta com viveiro de mudas, biblioteca, Centro de Mídias, trilhas ecológicas, parque infantil, Centro dos Visitantes, academia ao ar livre, entre outros. “A ideia é transformar a unidade num parque temático. Temos a cúpula do Teatro, que remete a Era da Borracha, e o complexo da Árvore da Vida, que fala sobre a vida em si do ambiente, sua fauna, flora, contos e mitos amazônicos”, disse a gestora do Parque Estadual Sumaúma, Amanda Gomes.

 

 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.