Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Amazônia

Rio Negro tem águas vermelhas, segundo pesquisa do Inpa

O relato do estudo está no livro “Desvendando as fronteiras do conhecimento na região amazônica do alto Rio Negro”



1.jpg Inpa estuda a biodiversidade na região do Alto Rio Negro
11/05/2013 às 10:44

O primeiro registro de águas vermelhas, relatos do emprego de técnicas de biologia molecular para identificar novas espécies de peixes elétricos. Estes são alguns dos resultados do projeto “Fronteira”, desenvolvido por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) entre 2007 e 2011 e cujo principal objetivo foi estudar a biodiversidade na região do Alto Rio Negro.

O relato do estudo está no livro “Desvendando as fronteiras do conhecimento na região amazônica do alto Rio Negro”. O livro se divide em seis partes: o meio ambiente físico; recursos vegetais e agrobiodiversidade; diversidade da fauna; diversidade da classe insecta; endemias e doenças tropicais; e educação ambiental e biblioteca digital.

A obra foi organizada pelos pesquisadores do Inpa, Luiz Augusto Gomes de Souza e Eloy Castellón, e contou com a colaboração de mais de trinta pesquisadores. “As atividades de pesquisas naquela área de difícil acesso da Amazônia foram inicialmente motivadas por interesse militar. A ideia era de levar conhecimento científico para aquela região fronteiriça, onde o Brasil faz limites com a Colômbia e Venezuela”, explica Souza.

Dentre os capítulos, é possível encontrar pesquisas diversificadas, como: estudos com cubiu, incluindo receitas diversas para consumo; estratégias para a conservação das tartarugas; pesquisas pioneiras sobre a diversidade de insetos aquáticos naquela região; registro de espécies de abelhas que polinizam orquídeas; entre outras.

Homenagem

Os organizadores ainda fazem uma homenagem a pesquisadora Lúcia Yuyama, que faleceu no dia 24 de abril, e chegou a coordenar o projeto.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.