Publicidade
Amazônia
INOVAÇÃO

Nova ‘startup’ valoriza os produtos regionais por meio da pesquisa científica

Inovadora, startup Amazon Doors Consultoria Técnico-científica, surgiu com aprovação da Fapeam. Segundo pesquisador, consultoria ajudará a criar novas cadeias produtivas para atender a demanda do mercado 24/06/2016 às 21:46
Show startup
Trabalho de Diogo Freitas mostrou que 50% de todo insumo regional sofre com mistura ou contaminação química (Foto: Divulgação)
Isabelle Valois Manaus (AM)

Para melhorar a produtividade de insumos regionais usados nas áreas de cosméticos, fitofármacos e alimentos, o mestre em biotecnologia Diego dos Santos Freitas criou uma empresa de consultoria destinada a acompanhar todos os passos da produção de insumos naturais  e assim readequar os valores da matéria prima regional.

O serviço é inovador na região e no País. Conforme o pesquisador, além de colaborar no controle de qualidade dos produtos, a consultoria ajudará a criar novas cadeias produtivas para atender a demanda do mercado. Essas cadeias devem ser criadas em municípios que não possuem um meio de renda estável, porém tem vocação para aquele produto.

“Com a pesquisa que desenvolvemos sobre os insumos da região, descobrimos que muitos  quase não geram lucros aos produtores por não estarem com um preço justo. E para buscar a melhoria na fonte de renda, alguns produtores chegam até realizar misturas para aumentar a quantidade, porém muitas  vezes acaba contaminando e assim o prejuízo acontece nas partes, tanto do produtor como também da empresa que  compra o produto”, explicou Santos.

Como exemplo, o pesquisador considerou o açaí como fonte de insumo natural. Quase toda vez que uma empresa de fora importa o açaí, quase 50% é descartado, porque  ou está contaminado ou tem misturas. “Quando se compra  uma tonelada, até 500 quilos são descartados  por falta de controle de qualidade e também a readequação dos valores de produção”, diz.

Incubadora

Santos contou que o projeto que gerou a empresa de consultoria, a startup Amazon Doors Consultoria Técnico-científica, surgiu com aprovação do Programa Sinapse da Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

A empresa está em fase de pré-incubação na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), parceira do projeto. Conforme Santos, outras parcerias estão se firmando para ajudar no desenvolvimento das propostas e melhorar o mercado de insumos na região.

Publicidade
Publicidade