Terça-feira, 23 de Julho de 2019
Amazônia

Segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa inicia neste sábado (1) no AM

Meta é vacinar 150 milhões de bovinos em 14 Estados. Após vacinação, produtor deve apresentar em até 30 dias documento que comprove vacinação do rebanho, alerta Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)



1.jpg Meta é vacinar cerca de 150 milhões de cabeças no Brasil
30/10/2014 às 18:40

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2014 terá início no Amazonas a partir deste sábado (1). A primeira parte da campanha ocorreu no primeiro semestre deste ano. A meta, segundo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é vacinar 150 milhões de bovinos em 14 Estados.

Durante a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Aftosa, 97,55% do rebanho brasileiro foi vacinado. Até o final de 2013 a população total de bovinos e bubalinos era de 212,4 milhões de cabeças.

Segundo o órgão, a medida deve ser feita em todo o rebanho de 14 Estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e São Paulo. Em Roraima, a vacinação está sendo finalizada e em Rondônia teve início na metade do mês de outubro.

Nos estados da Bahia, de Goiás, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Tocantins, de Sergipe e no Distrito Federal, a vacinação deve ser feita nos animais com idade abaixo de 24 meses. Já no Amapá, ocorrerá a primeira vacinação anual de todo o rebanho. O estado de Santa Catarina não está inserido no calendário,  por já ser reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Após a vacinação dos animais, o produtor deve apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial, para comprovar a vacinação do rebanho. Os serviços veterinários estaduais têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao Ministério da Agricultura o relatório das atividades da campanha de vacinação contra a doença.

Febre aftosa

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.