Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
CONSERVAÇÃO

Sema e Ifam lançam cartilha para apoiar empreendedores ribeirinhos

Intitulada ‘Negócios da Floresta’, cartilha reúne orientações para alavancar negócios sustentáveis em áreas protegidas



WhatsApp_Image_2020-08-29_at_17.13.34_AB29C39B-4CF2-44FC-8C49-EDAE6CA65527.jpeg (Foto: Jamile Alves / Sema)
30/08/2020 às 14:34

Os desafios do empreendedorismo no Brasil são muitos, sobretudo para as comunidades ribeirinhas do Amazonas. No intuito de compartilhar soluções de negócios, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) se uniram para lançar uma cartilha para empreendedores ribeirinhos residentes nas Unidades de Conservação (UC) do Amazonas. 

A cartilha intitulada “Negócios da Floresta” reúne as principais orientações para elaboração de um plano de negócios, formalização do empreendimento, obtenção de selos e certificações, além de acesso às linhas de crédito e fomento produtivo. O material é resultado do trabalho de estudantes do Ifam para o projeto internacional 'Lapassion’ (do inglês, Latin America Pratices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network). 



O projeto selecionou alunos de instituições federais da América Latina para responderem aos desafios propostos por empresas e instituições parceiras do Lapassion na temática “Tecnologias socioambientais para a sustentabilidade da Amazônia”. Além da Sema, a Caloi, Samsung, Transire e Fundação Amazônia Sustentável (FAS) também participaram da iniciativa. 

Segundo o assessor técnico da Sema Kleber Bechara, o desafio proposto pela Secretaria foi o de trabalhar a inserção de produtos oriundos das UC no mercado. Os estudantes optaram por analisar e produzir a cartilha para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, na zona rural de Manaus - uma das 42 áreas protegidas gerenciadas pela Sema.

“O desfecho da cartilha foi muito feliz! A proposta era a criação de um material para uma RDS específica, mas o resultado final é um produto que abrange todas as populações tradicionais de qualquer unidade de conservação. Toda a criação, desde a identidade visual até os textos da cartilha, consegue dialogar de forma simples e eficaz com esses públicos”, disse Bechara, que realizou as articulação entre a equipe de alunos e a Sema.

O material em PDF pode ser acessado no site da Sema.

Elaboração da cartilha - Durante dez semanas, o grupo de alunos do Ifam trabalhou em entrevistas com os comunitários da RDS Puranga Conquista para descobrir os principais gargalos dos ribeirinhos na divulgação e comercialização dos produtos locais, segundo explica Kennedy Lima, um dos alunos envolvidos na elaboração da cartilha. 

“Nós usamos a RDS Puranga Conquista como modelo para identificar os principais gargalos dos empreendedores ribeirinhos na divulgação dos produtos de biocosméticos e biomedicina. Os professores nos auxiliaram nesse processo. A partir dos resultados, tentamos apontar o caminho para eles melhorarem os negócios”, disse Lima.  

De acordo com a professora e orientadora do grupo que elaborou a cartilha, Drª Ana Lúcia Soares Machado, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a equipe ainda foi a primeira a apresentar o produto final  dentro do projeto Lapassion.

“Esta foi a primeira vez que uma edição do Projeto Lapassion foi realizada em Manaus. Infelizmente, por conta da pandemia, não conseguimos fazer as visitas nas comunidades, mas, ainda assim, conseguimos seguir com entrevistas por chamadas de vídeo e entregar o nosso produto”, afirmou a professora.

Lapassion - O projeto Lapassion faz parte do programa de capacitação internacional Erasmus+ Capacity Building Program, da União Europeia, gerenciado pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA). Atualmente, 13 instituições de ensino do Brasil, Chile, Portugal, Uruguai, Espanha e Finlândia estão engajados com o Lapassion.

A iniciativa é coordenada pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP - Portugal) e recebe investimentos da União Europeia, com a finalidade de transferir para a América Latina boas práticas desenvolvidas no continente europeu, viabilizando realização de pesquisas e estágios entre as instituições participantes.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.