Publicidade
Amazônia
Amazônia

Semana Nacional de C&T 2013: Inpa levará pesquisas para escolas e universidades

Inpa promoverá 15 palestras em faculdades e escolas públicas de Manaus (AM). Manejo de recursos florestais e sustentabilidade na Amazônia, além de dicas para uma alimentação saudável, farão parte das palestras 08/10/2013 às 18:21
Show 1
A atividade faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que no Inpa ocorrerá de 17 a 24 de outubro
ACRITICA.COM Manaus (AM)

Na próxima semana entre os dias 17 e 18 de outubro, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promoverá uma rodada de palestras em universidades e escolas de ensino público de Manaus (AM). A atividade faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que no Inpa ocorrerá de 17 a 24 de outubro.

“A Semana Nacional de C&T além de dar essa oportunidade de divulgar ciência e os nossos resultados, ela vem contribuir com a formação em ciência das escolas, é um complemento importantíssimo pra formação científica”, afirma Denise Machado Gutierrez, coordenadora de Tecnologia Social do Instituto.

Para a escolha dos palestrantes foi feito um levantamento interno com os principais grupos de pesquisadores atuantes e disponíveis. “As palestras não conseguem mostrar todos os resultados de estudos que o Inpa desenvolve, mas com certeza abrange quase todos os setores da sociedade”, disse Gutierrez.

O objetivo da ida do Inpa às escolas e universidades é divulgar conhecimento científico através de palestras e aproximar estudantes da pesquisa científica. “Divulgar conhecimento científico por meio de palestras é um fator para o desenvolvimento humano, pois quando conhecemos o mundo em que vivemos temos ferramentas de consciência crítica e a capacidade de transformar o meio em que vivemos", afirma.

A semana

O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2013 faz uma articulação de três áreas importantes: a ciência, a saúde e esporte.

As atividades na esfera nacional ocorrerão entre 21 e 27 de outubro. Serão estimuladas e promovidas em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema.

O tema de 2013 foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.

Publicidade
Publicidade