Publicidade
Amazônia
CBA

Seminário realizado nessa quarta-feira (30), em Manaus, discute o futuro do CBA

Um dos objetivos do evento é a discussão de forma ampla e direta com a sociedade regional o processo de reorganização do CBA de modo que ele esteja apto a cumprir sua missão de promover a inovação tecnológica de processos e produtos, incentivando e apoiando o desenvolvimento das atividades industriais baseadas na exploração sustentável da biodiversidade amazônica 30/03/2016 às 13:52 - Atualizado em 30/03/2016 às 13:55
Show 20160330101426
Encontro coloca em discussão de forma ampla e direta com a sociedade regional o processo de reorganização do CBA (Márcio Silva)
Silane Souza Manaus (AM)

Empresários da área de biotecnologia, pesquisadores e representantes de entidades de classe, associações e órgãos governamentais estão reunidos nessa quarta-feira (30), no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), na Zona Sul, para discutir o processo de reorganização do Centro. Durante a manhã foi realizado o seminário “Discutindo o futuro do CBA”, além de apresentações de experiências e de parcerias entre empresas e Centros de Inovação pelas entidades convidadas.

Agora à tarde serão criados grupos de discussão em quatro temas: indústria farmacêutica e da saúde; indústria de alimentos; indústria de cosméticos e perfumaria; e biomateriais para indústrias de outros setores. A proposta dos grupos, de acordo com o secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, é levantar, dentro de cada tema, as demandas das empresas nas quais o CBA possa atuar.

Ele destacou que um dos objetivos do evento é a discussão de forma ampla e direta com a sociedade regional o processo de reorganização do CBA de modo que ele esteja apto a cumprir sua missão de promover a inovação tecnológica de processos e produtos, incentivando e apoiando o desenvolvimento das atividades industriais baseadas na exploração sustentável da biodiversidade amazônica.

O secretário ainda salientou que o seminário é o primeiro de muitos que serão realizados na região. “Nós estamos estruturando o CBA para virar uma Organização Social (OS). Vamos anunciar hoje a estruturação de uma OS conjunta entre o MDIC e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Vamos unir as forças dos dois ministérios para fazer apoio ao CBA transformando-o em OS”, afirmou.

Além do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, participam do encontro representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), do grupo Cristália, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). O evento segue até as 17h.

Publicidade
Publicidade