Publicidade
Amazônia
Pesquisa científica

Evento debate ciência e apresenta revista Terceira Margem Amazônia

Para os pesquisadores, a revista, que contém produção científica, é um meio para difundir e levar à comunidade informações que vão ajudar a resolver seus problemas 17/06/2016 às 12:44 - Atualizado em 20/06/2016 às 18:28
Show evento
O workshop é destinado a pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação (Foto: Evandro Seixas)
Silane Souza Manaus (AM)

Aumentar a integração entre quem faz pesquisa na Amazônia de forma que possa ser criada uma sinergia (cooperação) entre os pesquisadores para ampliar a divulgação do conhecimento produzido. Essa é a finalidade da revista Terceira Margem Amazônia, cuja 5ª edição foi lançada ontem (17) durante o Workshop Produção Científica: Desafios da Pesquisa, Ensino e Extensão para a Sociedade Amazônica.

A publicação foi elaborada pela Embrapa Amazônia Ocidental em parceria com o Núcleo de Socioeconomia da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e traz trabalhos oriundos de estudos, pesquisas e experiências sociais relacionados à Amazônia. “A produção científica é a forma pela qual se presta contas, mostrando os resultados e a relevância das pesquisas desenvolvidas”, disse o pesquisador Lindomar Silva.

Conforme ele, que é editor desta edição e coordenador do workshop, a revista também pretende estimular o intercâmbio e o debate entre a comunidade acadêmico-científica e atores sociais, de forma a contribuir para a produção de conhecimentos sobre a região. “Nós conhecemos muito pouco da região e nossa produção interna ainda é pequena. A ideia da revista é promover esse debate sobre a produção cientifica na Amazônia”, frisou.

O Workshop Produção Científica: Desafios da Pesquisa, Ensino e Extensão para a Sociedade Amazônica será realizado até esta sexta-feira (17) na sala Copaíba, no Centro de Ciências do Ambiente da Ufam. Na programação do último dia de evento está um debate sobre os desafios e estratégias para o avanço da produção científica no âmbito da agricultura familiar e a construção de uma agenda de produção de conhecimento e ação.

Nessa quinta-feira (16), além da apresentação da revista, assim como da síntese das principais ideias, proposta e ações de continuidade da publicação, houve uma palestra sobre produção científica, com o pesquisador da Embrapa, Alfredo Homma. O evento conta com apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ufam e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

Publicidade
Publicidade