Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Evento

Tecnologia social será tema de workshop em Manaus

Conceito desta tecnologia alternativa ainda é pouco conhecido, mas engloba o desafio de produzir conhecimento e compartilhá-lo com todos os envolvidos no processo



1.png Tecnologia Social preconiza conceitos que envolvem solidariedade e qualidade de vida
07/08/2013 às 13:17

Uma visão alternativa do fazer científico que ainda é novidade para muita gente. Assim é a tecnologia social que terá espaço para discussões e aprimoramento durante workshop que será realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) entre os dias 19 e 20 de agosto, em Manaus.

Quando se ouve falar em tecnologia sempre vêm à mente imagens de produtos, máquinas e engenhocas que são frutos de muita criatividade e trabalho, a chamada tecnologia convencional, que contribui muito para o surgimento de produtos e serviços oferecidos pelas indústrias.  Mas a proposta da tecnologia social é bem diferente, como explica a coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, Denise Gutierrez: “ A tecnologia social é uma modalidade alternativa que privilegia processos coletivos e muitos conceitos ligados à qualidade de vida, ao bem estar e valoriza muito a coletividade”. Ela dá exemplo de uma atividade que está inserida neste conceito, a Economia Solidária. " A Economia Solidária inclusive vai ser abordada em uma das oficinas que serão realizadas dentro do workshop. Ela traz uma visão solidária da produção que não visa apenas o lucro, mas desperta também o cooperativismo entre as pessoas.

A proposta de realização do workshop que chega à sua segunda edição surgiu por conta da demanda surgida no primeiro evento. “No primeiro tivemos a apresentação de vários projetos, trabalhos desenvolvidos pelo Inpa e deu pra ter um panorama bem interessante do que a gente tem. Mas surgiu uma demanda dos próprios participantes do primeiro workshop de capacitar, porque o conceito de tecnologia social é novo e há um desconhecimento muito grande na área”, explicou Denise.

O workshop  conta com as seguintes oficinas: Metodologias participativas; Economia solidária; Captação de fomentos socioambientais; e Avaliação de projetos e construção de indicadores sociais. “A ideia é fazer com que a pesquisa deixe de ser uma atividade intelectual isolada e possa ser vista, cada vez mais, como um processo de construção social, onde não só se produz o conhecimento, mas se compartilha esse conhecimento dentro do processo”, completou a coordenadora.

Cada inscrito só poderá participar de uma oficina e as inscrições podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (16)

A Conferência de Abertura acontece no dia 19(segunda-feira), das 10h às 12h, no Auditório da Ciência do Bosque, localizado na Rua Otávio Cabral, Petrópolis (Manaus/AM).

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.