Verão amazônico acende alerta contra queimadas
SDS inicia este mês monitoramento do desmatamento, uma das principais causas de incêndios florestais no Amazonas

Com a chegada do verão amazônico, período de maior incidência de queimadas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) deu início ao monitoramento das ações do Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento no Amazonas (PPCD-AM), elaboradas para contribuir com a redução do desmatamento no Amazonas .
“Temos um planejamento, até 2015, de prevenção e controle de desmatamento no Estado. E o PPCD-AM compõe o plano federal. O Amazonas foi o primeiro a entregar seu plano”, explicou a secretária da SDS, Kamila Amaral.
O Plano de Ação para a Prevenção e Controle de Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM), do governo brasileiro, foi lançado em 2004 com o objetivo de promover a redução das taxas de desmatamento por meio de um conjunto de ações integradas. São elas: ordenamento territorial e fundiário; monitoramento e controle ambiental; e fomento a atividades produtivas sustentáveis, envolvendo parcerias entre órgãos federais, governos estaduais, prefeituras, entidades da sociedade civil e do setor privado.
“O plano tem um caráter orientador. E dentro dele, tem ações estratégicas para cada um dos órgãos envolvidos. Existe o eixo de comando e controle que diz respeito às ações de fiscalização. Neste caso, por exemplo, o órgão responsável, o Ipaam, tem dentro da sua agenda as suas ações de prevenção e controle do desmatamento”, ressalta Luís Henrique Piva, coordenador geral da Unidade Gestora e Mudanças Climáticas e de Unidades de Conservação, UGMUC/SDS.
Leia a matéria completa na edição impressa do jornal A Crítica desta terça-feira (6)