Publicidade
Amazônia
Amazônia

Vestibular da UEA com novo horário no interior do AM

Alunos disputam mais de 5 mil vagas em 37 cursos de graduação 05/11/2013 às 08:28
Show 1
Provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) serão no dia 15 deste mês
Ana Celia Ossame ---

Com o novo horário que passará a vigorar a partir deste domingo, 10, em 13 municípios amazonenses, os candidatos inscritos nas provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e vestibular da Universidade do Estado do Amazonas deverão estar atentos aos horários das provas, que com a alteração começam às 13hs, horário de Manaus, com o fechamento dos portões acontecendo às 12h50. As provas do SIS serão no dia 15 deste mês, sexta-feira, e as de Conhecimentos Gerais e Específicos do Vestibular acontecerão nos dias 16 e 17, sábado e domingo.

A alteração do horário foi definida com base na Lei Nº. 12.876, de 30 de outubro de 2013, que restabelece o fuso horário de menos uma hora, em relação a Manaus, para 13 municípios do Amazonas que são os dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga. Nesses locais, portanto, a recomendação aos estudantes é que se guiem para o horário de Manaus.

Listas
Os maiores beneficiados no vestibular da instituição são os estudantes do interior, com 61,7% das vagas oferecidas. Do total de 5.809 vagas ofertadas pelos dois concursos, 1.940 são destinadas às unidades da UEA em Manaus e 3.585 aos Núcleos e Centros da Universidade no interior do Amazonas. Já os indígenas contam com 284 vagas. Mais de cinco mil candidatos tiveram o pedido de isenção deferido e todos os isentos estão automaticamente inscritos no SIS. As listas de candidatos estão disponíveis no portal www.uea.edu.br. O SIS avalia, com provas anuais, o aproveitamento dos estudantes em cada uma das três séries do Ensino Médio e classifica os alunos com melhor desempenho nessas provas, a exemplo dos processos seletivos seriados adotados em grande parte das universidades brasileiras.

Nos dois exames a serem realizados pela UEA serão adotados os conteúdos programáticos das disciplinas de História e Geografia de acordo com as novas propostas curriculares aprovadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

No ano passado, o vestibular da UEA recebeu 64.472 candidatos inscritos para participar das provas do vestibular. A expectativa para esse ano é que o número de inscrições chegue até a 80 mil, por conta dos novos cursos ofertados.

Publicidade
Publicidade