Publicidade
Amazônia
Meio Ambiente

Virada Sustentável Manaus terá 200 atividades ao longo deste final de semana

Segunda edição do evento, aberto quinta-feira à noite, apresentará um recorde de ações gratuitas neste sábado e domingo 08/07/2016 às 20:33 - Atualizado em 08/07/2016 às 23:56
Show virada
Ipaam promove encontro com estudantes da rede pública de ensino do AM (Fotos: Divulgação)
Luana Carvalho Manaus (AM)

A Virada Sustentável Manaus começa para valer hoje  com mais de 200 atividades gratuitas que envolvem sustentabilidade, meio ambiente, saúde, arte e cultura. Instituições, pessoas físicas, empresas e organizações não governamentais doarão um pouco do seu tempo para divulgar  os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com atividades que vão desde oficinas de fabricação de papel reciclável à ação de limpeza do lago do Tarumã. Confira uma parte da programação:

Bosque da Ciência

No Bosque da Ciência, dentro do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), as atividades acontecerão o sábado inteiro, com oficinas, gincanas e visitas guiadas. As rodas de conversas sobre coleta seletiva, coletores de resíduos sólidos e oficina de reciclagem de óleo de cozinha acontecerão durante todo o dia. Das 8h30 às 12h acontece uma oficina de recurso pedagógico em educação ambiental para professores do ensino fundamental e médio. 

Para os visitantes, o bosque oferecerá atividades como visita guiada ao berçário dos peixes-bois. Das 7h às 11h de domingo, acontece uma oficina de fotografia. 

FAS e MUSA

A sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), no bairro Parque 10, Zona Centro Sul, também será palco de debates e oficinas. Das 9h às 11 de sábado uma roda de conversa sobre mulheres empreendedoras será o destaque da manhã. No Museu da Amazônia (MUSA), localizado no bairro Cidade de Deus, Zona Norte, atividades de trilha interativa acontecerão durante todo o sábado e domingo, das 9h às 16h. 

Shopping Sumaúma

Às 10h de sábado a empresa Whirpool promoverá uma oficina sobre cozinha saudável no Shopping Sumaúma. No mesmo dia, das 10h Às 20h, acontecerá simultaneamente uma feira de criatividade, com apresentação de bandas locais. No domingo, às 15h, acontece uma oficina de origamis. 

Parque Sumaúma

No Parque Estadual Sumaúma acontecerão atividades de trilhas guiadas durante os dois dias de virada. No domingo, das 9h às 11, terão aulas de ritmos e alongamentos. Também serão distribuídos mudas de bacuri. 

Sest Senat

As atividades no Sest Senat, localizado na avenida Autaz Mirim, Zona Leste, também acontecem durante todo o sábado e domingo. Às 10h acontece  uma oficina de fabricação de papel reciclável a partir de formas de ovos. Das 10h às 12, a oficina será de horta vertical. Às 16h acontece uma roda de conversa sobre aleitamento materno. 

No domingo, das 10h às 12h as atividades serão sobre pescaria, encerrando às 15h com debates sobre partos. 

Parque dos Bilhares

O Parque dos Bilhares oferecerá atividades no sábado e domingo das 8h às 17h. Às 9h acontece uma roda de conversa sobre gestão de recursos hídricos. Às 10 acontecerão simultaneamente rodas de conversa sobre escotimos no Brasil, oficinas de biocompositores domésticos de alimentos orgânicos, encerrando o dia com aula de yoga às 17h. 

No domingo, a manhã inicia com aula de yoga para crianças às 9h. No mesmo horário, acontece atividade de doações de mudas. Às 15h terá oficina de dança e horta domiciliar, com show de encerramento às 17h. 

Yoga no Mindu e limpeza no Tarumã

Aula de Yoga às 8h irá abrir as atividades da Virada no Parque do Mindu, no bairro Parque 10, Zona Cetro-Sul.   Das 8h às 10h de sábado, uma série de oficinas e rodas de conversa movimentarão o parque. Os temas são sobre empreendedorismo na Amazônia, hipertesão, fisioterapia pélvica e ecologia interna. Das 15h às 17 acontece um debate sobre transparência pública. 
No domingo, está marcado uma exposição de energia solar às 8h, seguido por uma série de atividades, encerrando com oficina em paisagismo. 

As atividades também acontecerão no Largo São Sebastião e Parque Jefferson Peres.  Ainda neste sábado, uma ação de coleta de resíduos nas águas do Lago do Tarumã, na Zona Oeste, reunirá praticantes de Stand Up Paddle (SUP). Duas escolas (SUP Amazonas e Abaré SUP&Food) disponibilizarão as pranchas.

Publicidade
Publicidade