NOVOS VEÍCULOS

Amazonas vai receber 23 viaturas para equipar o Programa Vigia

Veículos serão entregues pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para reforçar as ações nas fronteiras e nas divisas do Estado

Portal A Crítica
20/01/2021 às 13:57.
Atualizado em 09/03/2022 às 09:34

(Foto: Divulgação)

O Programa Nacional de Vigilância das Fronteiras e Divisas (Vigia) no Amazonas vai receber 23 viaturas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os veículos irão equipar as unidades policiais vinculadas ao Programa Vigia, com a finalidade de potencializar a prevenção e a repressão da criminalidade.

As viaturas adquiridas pelo MJSP são do tipo caminhonete, com tração 4x4, com a possibilidade de atuarem em terreno misto – urbano e fora-de-estrada - e personalizadas com compartimento humanizado para transporte de detidos.

Os veículos serão entregues até o início do segundo semestre deste ano e irão melhorar as condições de segurança, propiciando o melhor desempenho policial. O Programa Vigia atua prioritariamente nos crimes letais intencionais, tráfico de drogas, armas e descaminho, bem como em outras modalidades criminosas transnacionais na faixa de fronteira, divisas e áreas de interesse operacional.

Programa Vigia no Amazonas

O estado do Amazonas recebeu a primeira base fluvial da Amazônia Legal no âmbito da Operação Hórus do programa Vigia – a Base Arpão. Desde que o programa iniciou em outubro de 2019 até final de 2020, foram apreendidas 20 toneladas de drogas, causando um prejuízo de mais de R$ 352 milhões aos criminosos.

Em 2020, o estado recebeu um sistema de comunicação que auxilia no intercâmbio de informação entre os agentes que trabalham em operações de combate a ilícitos na região. Os rádios estão sendo instalados na calha do Rio Solimões, que é considerado o principal caminho do material criminoso que entra pela fronteira.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por