Publicidade
Manaus Hoje
abandono

Avós de menina que ficou trancada responderão a crimes em liberdade

Na tarde do último sábado (2), policiais da 30º Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram acionados por populares que denunciavam o abandono de uma menor que morava com os avós na rua Jurici, bairro Valparaíso, Zona Leste. Conforme a denúncia, havia dois dias que a criança estava trancada no quarto. 04/04/2016 às 15:54 - Atualizado em 04/04/2016 às 16:03
Show caso da menina
Quarto onde a menina foi abandonada (Foto: Divulgação)
Isabelle Valois Manaus (AM)

A titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Juliana Gomes Tuma, informou que os avós da menina de 4 anos, socorrida no último sábado (2) com sinais de maus tratos e desnutrição, irão responder em liberdade pelos crimes de cárcere privado e abandono de incapaz, indiciados após serem levados à delegacia.

Durante o depoimento, a avó da criança confessou para a delegada que tanto ela como o companheiro, avô da criança, são acostumados a deixar a neta nessas condições, mas afirmou que a criança jamais ficou abandonada mais de um dia.

Sobre a mãe da menina, a avó informou que eles não têm mais contato. “A tutora da criança contou que a mãe biológica sempre foi usuária de drogas, e que certa vez abandonou a filha na casa da avó e não apareceu mais. Ela não soube informar se tínhamos alguma chance de encontrar a mãe da criança, então a decisão da guarda fica de responsabilidade da justiça”, explicou Tuma.

A titular da Depca contou, ainda, que a menina após o resgate deu entrada no Hospital e Pronto-Socorro Joãozinho, Zona Leste de Manaus, com sinais de maus tratos e desnutrição. ela foi examinada e, após apresentar uma melhora no quadro de saúde, no sábado foi liberada e entregue ao conselho tutelar. A menina foi encaminha para um abrigo da capital e ficará acolhida até que se tenha uma decisão judicial sobre a guarda.

Entenda o Caso

Na tarde do último sábado (2), policiais da 30º Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram acionados por populares que denunciavam o abandono de uma menor que morava com os avós na rua Jurici, bairro Valparaíso, Zona Leste. Conforme a denúncia, havia dois dias que a criança estava trancada no quarto.

Os policiais que foram atender a ocorrência fizeram o resgate da menina pelo telhado. Eles informaram que a criança estava se alimentando das próprias vezes e urina. Após o resgate, a menina foi levada ao hospital constatou que a criança estava com sinais de maus tratos, desnutrida e desidratada.

Os avós

Os policiais ficaram em aguardo dos avós que só foram localizados na residência, 24 horas depois do ocorrido. O casal foi encaminhado ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), e em seguida para a especializada onde foram indiciados pelos crimes de cárcere privado e abandono de incapaz.

Publicidade
Publicidade