Domingo, 26 de Setembro de 2021
FORÇAS ARMADAS

CMA não foi notificado para aplicar Garantia da Lei e da Ordem em Manaus

David Almeida afirmou mais cedo que "estava mais do que na hora do Exército entrar nas ruas". Somente o presidente da República pode autorizar a lei. Wilson Lima disse que está em contato com a Presidência e CMA



show_5544_15F7DDF0-1A85-4982-9DFA-927BF04260F6.jpg Foto: Arquivo/AC
06/06/2021 às 23:09

Em nota oficial divulgada à imprensa, o Comando Militar Da Amazônia informou que não foi notificado oficialmente para atuar  na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no estado do Amazonas e que o pedido precisa partir da Presidência da República.

A nota foi divulgada após pedidos para que houvesse a presença das Forças Armadas nas ruas do estado a fim de atuar contra os atos de vandalismo que ocorreram neste domingo (6). O  prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) foi um dos que fizeram tal solicitação. Segundo David "estava mais do que na hora do Exército entrar nas ruas".



“A Garantia da Lei e da Ordem (GLO) é regulada pela Constituição Federal, em seu artigo 142; pelas Leis Complementares 97, 117 e 139; e pelo Decreto 3897, de 2001. As operações de GLO concedem provisoriamente aos militares a faculdade de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade”, diz a nota.

O documento afirma que as Forças Armadas atuam de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado, com o objetivo de preservar a ordem pública, a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições. Para que aconteçam as missões da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) é necessária uma ordem expressa da Presidência da República e exclusivamente nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem. 

A nota segue e afirma que a decisão sobre o emprego excepcional das tropas é feita pela Presidência da República, por motivação ou não dos governadores ou dos presidentes dos demais Poderes constitucionais.

Nas redes sociais, o governador do Estado Wilson Lima (PSC) afirmou que todo o efetivo das forças de segurança do estado está nas ruas. "Estou em tratativa direta com a Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Justiça e Comando Militar da Amazônia. Todos estão prontos para atuarmos em conjunto", disse.

News c4663355 7931 4de3 9c03 157b050ec1fb 8d884835 3c6b 4926 83c7 57285cf9f200
Maria Luiza Dacio
Fotógrafa e repórter do Jornal A CRÍTICA, documentarista, produtora, artista visual e estudante de Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.