Sexta-feira, 14 de Maio de 2021
FISCALIZAÇÃO

Duas toneladas de pirarucu e tambaqui ilegais são apreendidas no AM

Peixes, que foram apreendidos durante vistoria de rotina da polícia, serão doados a instituições de caridade



WhatsApp_Image_2020-12-27_at_12.52.55_6D730322-97DC-4DA5-AB92-5FB05207A39F.jpeg Foto: Divulgação
27/12/2020 às 12:41

A Polícia Militar apreendeu aproximadamente duas toneladas de tambaqui e pirarucu pescados ilegalmente no início da manhã deste domingo (27). Atuaram na ação policial o Comando de Policiamento Ambiental (CPAMB) e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB). 

Segundo o tenente Elinaldo Cordovil, as equipes policiais foram acionadas por volta das 5h, por meio do disque-denúncia. O oficial afirmou que a documentação relativa aos peixes, apresentada pelo dono da carga, é falsa.



“Foi apresentada uma guia de transporte com numeração que não condizia com a registrados no sistema do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)”. 

Em consequência disso, não houve somente crime de transporte de pescado ilegal, bem como também de falsificação de documento, segundo o tenente.  

O responsável pelo pescado foi identificado, porém não teve a identidade divulgada pela polícia. O homem foi autuado em flagrante. “Ele afirmou que não sabia que o pescado era ilegal”, disse Cordovil. 

Os peixes, que foram apreendidos durante vistoria de rotina da polícia, serão doados a instituições de caridade. 

O dono da embarcação, que também não teve a identidade divulgada, não sofrerá nenhuma penalidade. De acordo com o tenente, os donos dos barcos não são obrigados a conhecerem questões técnicas relacionadas à documentação dos pecados. 

“É interessante que os donos das embarcações, quando não tiverem segurança com relação às questões documentais, colaborem com a polícia. O dono dessa embarcação nos levou até o proprietário da carga”, disse Cordovil.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.