Terça-feira, 18 de Junho de 2019
APREENSÃO

Feirante é preso em flagrante por vender pirarucu sem autorização

Homem foi levado para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e liberado após pagar multa



pirarucu_F86EC288-CEC4-4CB2-B5FC-26234166A688.JPG Foto: Winnetou Almeida
05/05/2019 às 14:39

O feirante Martin Nice da Costa foi preso na manhã deste domingo (5) por estar vendendo pirarucu sem o lacre de autorização de comercialização do pescado. Ele foi levado para o 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi autuado em flagrante.

De acordo com o delegado plantonista Mauro Dantas, o feirante foi preso na feira da Panair, bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul, durante uma operação de rotina.

Na banca dele, os policiais encontraram 120 quilos do pescado. Estes foram apreendidos e levados para a delegacia, onde depois de ter sido periciado foi doado para uma entidade de caridade.

De acordo com o delegado, após ter sido autuado o feirante pagou um salário mínimo de multa e foi liberado.

Proibição

A pesca a venda de pirarucu tem proibição permanente desde 1996. Apenas os peixes das áreas de manejo podem ser pescados com o mínimo de 1,5 metros e 40 quilos, que atingem com cerca de 4 a 5 anos de idade.

Todos os pirarucus das áreas de manejo tem uma espécie de lacre com um código para emissão da autorização para transporte (guia de trânsito) e para venda (guia de comercialização), que o atravessador e o comerciante solicitam ao Ibama.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.