Quarta-feira, 14 de Abril de 2021
Sem placas

Monumento que homenageia skatista morto pela Covid-19 sofre vandalismo

Skate park Ulysses Boca, em homenagem ao jornalista e skatista Ulysses Athayde Marcondes, foi inagurado em dezembro



157232414_10225484945775073_6564644634460629748_o_F4A2FB58-5308-4461-B1F7-BF39608F2534.jpg Foto: Divulgação
03/03/2021 às 16:59

O monumento que homenageia o jornalista e skatista Ulysses Athayde Marcondes, localizado no parque municipal Ponte dos Bilhares, na zona Centro-Sul, vem sendo alvo de vandalismo desde o último domingo, dia 28 de fevereiro. O skate park Ulysses Boca, dedicado à prática do esporte, foi inaugurado e entregue à população no dia 27 de dezembro do ano passado pela Prefeitura de Manaus.

Segundo informações da esposa do skatista falecido por complicações causadas pela Covid-19, Maria Caroline Marcondes, a placa de metal do monumento foi roubada no domingo. Por receio de furto, ela conta que o busto confeccionado em homenagem ao skatista foi retirado por amigos dele na terça-feira, 2. Já o skate, a Prefeitura de Manaus afirma ter retirado a peça.

“Em menos de três meses, furtaram tudo. Levaram as placas no domingo e depois levaram o skate no dia de ontem. Ainda a pouco, eu soube que os meninos do skate, amigos do Ulysses, se reuniram ontem à noite e pegaram o busto para guardar porque senão iriam roubar”.

Além de jornalista, Ulysses Athayde era praticante do esporte e foi um dos idealizadores do projeto de construção do skate park, que teve também sua consultoria. Para Maria Caroline, o espaço está sendo abandonado pela atual gestão municipal.

“Meu marido trabalhou na Prefeitura de Manaus por 14 anos e lutou muito pela construção da pista, mas está abandonada. Não tem segurança! Não tem guarda municipal!. É de partir o coração, o Ulysses correu muito atrás da revitalização desse parque”.

Posicionamento

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), informou, em nota, que um Boletim de Ocorrência (BO) foi feito para registrar os atos de vandalismo.

Conforme a PMM, antes mesmo do ocorrido na pista de skate, "a Semmas já vinha preparando uma programação para a revitalização do parque, com uma equipe do Departamento de Arborização e Sustentabilidade da secretaria, desde segunda-feira, 1º/3, atuando no local com ações de roçagem geral da área, capinação nas pistas de caminhada, poda de árvores, entre outros serviços", ressaltou em comunicado.

A Semmas informou ainda que parte da homenagem feita ao jornalista, como o busto e skate, foi retirada do local pela Prefeitura de Manaus, com apoio da Guarda Municipal, para que os vândalos não furtassem o restante das peças. Segundo a pasta, elas serão colocadas novamente durante o processo de revitalização do parque. 



News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.