Terça-feira, 15 de Junho de 2021
OPERAÇÃO URUTAU

Operação da PF prende cinco em flagrante por extração ilegal de madeira no AM

Chamada de Urutau, a operação serviu para desarticular quadrilha que praticava crimes como extração ilegal de madeira, receptação qualificada e uso de documento falso no Sul do Amazonas, em Humaitá



policia-federal-madeira_78F22F19-A27B-467A-B441-1B964BD96BFE.jpg Foto: Arquivo/AC
13/05/2021 às 12:42

Cinco pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Federal, na madrugada desta quinta-feira (13), pelos crimes de extração ilegal de madeira, receptação qualificada e uso de documento falso na Operação Urutau. Segundo agentes da corporação, os desmatadores atuavam a noite para dificultar a fiscalização. 

Também foram apreendidas uma caminhonete e quatro caminhões contendo aproximadamente 132 m³ de madeira serrada. Dois deles estavam sem o DOF (Documento de Origem Florestal), os outros dois tinham documentação inválida para a carga.



Conforme a PF, existe possibilidade de participação de organizações criminosas no tráfico de madeira nativa na região Sul do Amazonas. Há indícios de que a madeira apreendida tinha como destino outros estados da federação.

A região amazônica vem sendo monitorada pela PF através de imagens de satélite de alta resolução, capazes de identificar as áreas de exploração e os locais de embarque e desembarque das cargas. Também são realizados sobrevoos para apontar as coordenadas geográficas exatas das madeiras extraídas ilegalmente.

Os indiciados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de extração ilegal de madeira, receptação qualificada e uso de documento falso. Se condenados, poderão cumprir pena de até 15 anos de reclusão.

A Operação foi batizada de Urutau por ser o nome de uma ave noturna que vive na floresta amazônica, fazendo alusão às práticas ilícitas realizadas à noite, como forma de burlar a fiscalização.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.