Publicidade
Manaus Hoje
SEGURANÇA

Operação ‘Viver Melhor’ reforça policiamento e reduz crimes na Zona Norte de Manaus

Conforme levantamento estatístico, os registros de crimes caíram de nove para cinco nessa semana da operação, cerca de 44%, comparado ao mesmo período de 2015 28/03/2016 às 18:15 - Atualizado em 30/03/2016 às 16:45
Show cerca policiais militares participam operacao acrima20160328 0025 15
Cerca de 160 policiais, entre civis e militares participam da operação (João Gomes/SSP-AM)
ACRITICA.COM MANAUS

Nesta segunda-feira (28), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, juntamente com as Polícias Civil e Militar e Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), completam uma semana intensificando o policiamento ostensivo no conjunto Viver Melhor, zona Norte, por meio de operação estratégica que tem o objetivo de coibir crimes, principalmente, o tráfico de drogas no local.

Conforme levantamento estatístico, os registros de crimes caíram de nove para cinco nessa semana da operação, cerca de 44%, comparado ao mesmo período de 2015. Cerca de 160 policiais, entre civis e militares participam da operação.

A ação, segundo explica o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, consiste em realização de incursões nas etapas do conjunto habitacional, reforço no policiamento ostensivo e barreiras onde são feitas fiscalizações em carros, motos, ônibus e pessoas. “Além do caráter preventivo, temos como um dos focos principais a aproximação dos órgãos do Sistema de Segurança Pública da população. Em operações como estas, as nossas equipes policiais conseguem ouvir as reivindicações dos moradores e conseguimos ter um feedback do nosso trabalho”, ressalta.

A partir do ciclo de uma semana de reforço no policiamento ostensivo, o secretário Sérgio Fontes destaca que os órgãos de segurança irão iniciar uma ação mais estratégica em áreas denunciadas como “bocas de fumo”. “A população tem denunciado que muitos apartamentos servem para atuação do tráfico. Isso com certeza tira o sossego das famílias que moram ali, porque traz outros crimes como roubos, furtos e a violência em geral que o tráfico resulta”, disse.

Fontes destaca a importante participação dos moradores no trabalho da segurança pública por meio de denúncias. “Temos canais acessíveis à sociedade para a denúncia, como o disque-denúncia da SSP, 181, e o canal ‘Fale com o Secretário’ que a pessoa tem acesso no site da instituição (http://www.ssp.am.gov.br/fale-conosco/). Em todos eles, as informações são passadas de forma segura e nós garantimos a preservação da identidade do denunciante”, destacou.

Prisão

Durante o segundo dia da operação na quarta-feira (23), Valdeci Santos Soares, de 37 anos, foi preso, por volta das 20h15, na primeira etapa do conjunto Viver Melhor, após ser flagrado assediando uma menina de 10 anos. As câmeras de segurança de um comércio nas localidades registraram quando o homem seguia a menina e deu um beijo na boca da criança. Às equipes policiais, o preso e vítima confirmaram o acontecido. No celular de Valdeci foram encontrados fotos de outras crianças em posses sensuais. O homem foi conduzido a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) da Polícia Civil, onde foi autuado pelo crime de estupro de vulnerável.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade