Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020
OPERAÇÃO

Operações da SSP-AM tem como alvo áreas vermelhas de Manaus

Em uma barreira montada na manhã desta segunda-feira (13) na Avenida Abiurana, bairro Mauazinho, Zona Leste, cinco pessoas foram presas



WhatsApp_Image_2020-01-13_at_12.17.49_5B235749-9F45-4C09-8152-E0540A182C70.jpeg Foto: Marcely Gomes (Freelancer)
13/01/2020 às 15:40

Em razão do alto índice de homicídios na cidade de Manaus no início deste ano, os órgãos do sistema de segurança pública do Amazonas deflagraram uma operação integrada desde as primeiras horas desta segunda-feira (13). Aproximadamente 500 policiais militares e civis, que compõem o Sistema de Segurança Pública do  Estado, juntamente com agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), participaram das diligências .

Segundo o coronel Louismar Bonates, titular da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP–AM), as operações na cidade serão constantes com barreiras de fiscalização, incursões em áreas consideradas vermelhas, tendo como objetivo apurar denúncias de tráfico de drogas.



Bonates declarou que o alto número de homicídios registrados no início do ano, onde 40 pessoas foram mortas por conta do tráfico de drogas, tem relação com as apreensões de entorpecentes feitas pela polícia. Segundo o secretário, foram apreendidas mais de uma tonelada de drogas desde o início do ano.

Por conta do prejuízo que os traficantes tiveram com as apreensões, para recuperar o dinheiro perdido com a prática ilícita de venda de entorpecentes, os traficantes cometem crimes como assaltos e homicídios. As mortes estão ligadas à disputa entre facções pelos pontos de vendas de entorpecentes, conhecidas como “bocas de fumo”.

Foto: Marcely Gomes 

“Quando a gente aperta por um lado a coisa espoca pelo outro. Só no início do ano foi mais de uma tonelada apreendida. Isso veio a incomodar e eles começaram a digladiar mais ainda por busca de espaço”, declarou Bonates. O secretario da SSP – AM revelou que a operação serve para devolver a sensação de segurança para a população que vinha um pouco abalada.

“Estamos com barreiras por toda a cidade e com viaturas e motos andando por dentro dos bairros, para atuar nas áreas onde há “bocas de fumo”. Estamos com o efetivo todos nas ruas. A polícia civil cuida da Zona Sul e a militar está nas outras zonas da cidade”, complementou Bonates.

Operação

Em uma barreira montada na manhã desta segunda-feira (13) na Avenida Abiurana, bairro Mauazinho, Zona Leste, cinco pessoas foram presas. Dois indivíduos por estarem com motos com restrição de roubo, um por ter tentado fugir da fiscalização e, durante a fuga, colidir com uma viatura da polícia e dois homens foram presos por tráfico de drogas.

No momento da abordagem a dupla estava com várias trouxinhas de entorpecentes. Quatro motos e um micro-ônibus foram apreendidos por problemas na documentação. O Comandante da Polícia Militar, Ayrton Norte contou que a polícia reforçou a operação catraca nos ônibus e colocou todo o efetivo nas ruas para dar uma maior tranquilidade a população.

O  Comandante disse que essas operações não têm data para terminarem. “As operações vão ser realizadas 24h, o tempo que for necessário", relatou o Coronel Bonates. A assessoria Secretária de Segurança Pública (SSP) revelou que um balanço da operação deve ser divulgado no fim da tarde de hoje (13).

News mark 33e2e16a 10de 400f 92c3 ec9d554e6edf
Repórter de A CRÍTICA

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.