Quinta-feira, 06 de Maio de 2021
OPERAÇÃO APACHETAS

PF deflagra operação contra associações criminosas do AM e de outros três estados

Denominada de ‘Apachetas’, a operação teve mandados de prisão e busca e apreensão em Manaus e outras cidades brasileiras. Objetivo é desarticular associações criminosas de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas



show_policia-1024x630-1_563E85EF-4ECF-4554-AA9F-40DD7C5EF0D7.jpeg Foto: Arquivo/AC
30/03/2021 às 08:00

Ao menos 48 mandados judiciais, entre eles 26 de busca e apreensão e 22 de prisão, foram representados na manhã desta terça-feira (30), durante deflagração da Operação Pacheta, que acontece nos estados do Amazonas, Maranhão, Pará e Rondônia. Objetivo é desarticular, no mínimo, três associações criminosas que atuam no setor de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas nesses estados.

Durante a investigação policial, foi possível acompanhar a apreensão de aproximadamente 600 quilos de cocaína. Um laboratório próprio para manipulação de drogas, que contava com balança de precisão, material de embalagem, prensa hidráulica e diversos produtos químicos para mistura e refino, também foi desarticulado. Segundo a Polícia Federal, os entorpecentes comercializados eram provenientes de países produtores de Cocaína (Peru e Colômbia), com os quais o Brasil faz fronteira.



Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram deferidos pela 2ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Estado do Maranhão. Os envolvidos, caso condenados, podem ser apenados com até 47 (quarenta e sete) anos de reclusão.

Os cumprimentos de tais ordens judiciais ocorreram nas cidades de Manaus – AM, Castanhal – PA, Vilhena – RO, bem como em Pinheiro – MA e contou com participação de 160 servidores da Polícia Federal e 4 (quatro) investigadores da Policia Civil do Maranhão - PCMA, os quais auxiliaram as buscas com a utilização de dois cães farejadores.

Apachetas

A operação foi denominada Apachetas, que historicamente consiste em um amontoado de pedras que o viajante (indígena) colhe na beira da estrada e deposita, umas em cima das outras, durante caminhada pelas trilhas da cordilheira dos Andes (Peru). O viajante esconde (para utilizar posteriormente) junto a “apacheta” a massa de folhas de coca (matéria prima com o que se produz a Cocaína).

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.