Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020
INVESTIGAÇÃO

PF deflagra operação no AM contra organização que enviava drogas para a Holanda

Com nome de 'Operação Schelde', a Polícia Federal investiga criminosos que estariam usando empresas de fachada no Amazonas para transportar drogas para o exterior



101315_1000x600_width_38A11DAB-39EC-440C-B574-FADFB8143EC5.jpg Foto: Arquivo/AC
07/07/2020 às 12:03

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Schelde, nesta segunda-feira (7), para investigar uma organização criminosa que estaria usando empresas “de fachada” no estado do Amazonas para enviar drogas a Holanda. 

O Inquérito Policial (IP) foi instaurado pela PF após a apreensão de 250 quilogramas de cocaína no Porto de Antuérpia, na Bélgica. Os entorpecentes estariam sendo transportados, ocultados em vigas de madeira, com destino à Holanda, conforme a PF. 



A Justiça Federal da Seção Judiciária do Amazonas deferiu parcialmente representação da PF e expediu sete mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária e um de prisão preventiva, os quais são cumpridos nas cidades de Manaus e Tabatinga.

Investiga-se os possíveis crimes de pertencimento à organização criminosa, tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e uso de documentos ideologicamente falsos.

Segundo a PF, os envolvidos utilizaram empresas “de fachada” para, em meio a produtos aparentemente lícitos, destinados à exportação, transportar drogas, desde os países produtores vizinhos, passando pelo Amazonas e outros estados brasileiros, até a Europa.

A PF suspeita, ainda, que houve utilização de nomes falsos por parte de alguns dos indivíduos pertencentes à organização criminosa transnacional, na tentativa de se esquivar da aplicação da lei penal.

Os indiciados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes, cujas penas, somadas, podem ultrapassar os 30 anos de prisão.

O nome da operação é uma referência ao Rio Schelde, à margem do qual se situa o Porto da Antuérpia, na Bélgica.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.