Publicidade
Manaus Hoje
Operação Sentinela

Polícias apreendem mais 30 quilos de drogas em operações na fronteira do Amazonas

O material foi recolhido por policiais militares e federais durante ações de vistorias em embarcações nos municípios de Tabatinga e Santo Antônio do Içá 25/04/2016 às 17:17 - Atualizado em 26/04/2016 às 10:46
Show rdgdgdfgdg
Em uma das ações, 15 quilos de pasta base de cocaína foram encontradas em 21 garrafas PETs de 2 litros, dentro da caixa d’água de uma embarcação em Tabatinga (Foto: Divulgação)
ACRITICA.COM

Mais de 30 quilos de drogas – entre pasta base de cocaína, maconha, maconha Skunk e cloridrato de cocaína – foram apreendidos por policiais militares e federais que integram a Operação Sentinela nos municípios de Tabatinga e Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas. As apreensões foram realizadas durante vistorias em embarcações, no período do feriado.

No porto do município de Tabatinga, a 1.109 quilômetros de Manaus em linha reta, cerca de 15 quilos de drogas, semelhantes a pasta base de cocaína, foram encontradas armazenadas em 21 garrafas PETs de 2 litros, dentro da caixa d’água da embarcação M Fernandes, conforme informou o tenente Orlando Santos, chefe da equipe “Sentinela” pela Polícia Militar no município.

“Costumamos vistoriar todos os locais das embarcações, até os considerados improváveis para o armazenamento de qualquer material. As ‘mulas’ (pessoas que transportam drogas, geralmente em seu corpo) vem tentando inovar no transporte das drogas. Então, a nossa atenção, está cada vez mais redobrada”, ressaltou.

Já na quarta (20), cerca de 17 quilos de drogas, entre maconha, Skunk e cloridrato de cocaína, foram apreendidos também durante abordagem de rotina realizada por policiais militares e federais da “Base Garatéia”, que fazem parte da operação “Sentinela” em Santo Antônio do Içá, a 880 quilômetros de Manaus em linha reta.

Segundo o sargento Jóber Góis, comandante da base pela PM, a droga estava escondida debaixo da escada do segundo piso da embarcação Manoel Monteiro. O entorpecente pertencia aos tripulantes identificados como Walter Cléber Ribeiro Januário, 31, e Eliabe Taveira de Oliveira, 29.

“A dupla nos informou que essa droga estaria sendo levada para Manaus para abastecer as áreas conhecidas como ‘bocas de fumo’. Um deles, o Walter, já havia sido preso anteriormente pelo crime de tráfico de drogas”, informou.

Os dois homens, e as drogas das duas ocorrências, foram conduzidos à sede da Polícia Federal no município de Tabatinga para os procedimentos legais.

Segurança na fronteira

O combate ao tráfico de drogas ganhou reforço na fronteira do Estado por meio da “Base Anzol” e “Base Garatéia”, posicionadas respectivamente, nos municípios de Tabatinga e Santo Antônio do Içá. Nas duas bases são realizadas constantemente vistorias nas embarcações que trafegam pelo rio Solimões, para seja bloqueada a entrada de entorpecentes e mercadorias.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade