Sábado, 07 de Dezembro de 2019
CONSUMIDOR

Três mil acessórios falsificados da Apple são apreendidos durante operação no Centro

A investigação começou após a empresa estadunidense encaminhar um procurador a Manaus para formalizar a denúncia de falsificação dos produtos da marca. A operação teve participação da Polícia Civil do Amazonas, Receita Federal e Procon Manaus.



WhatsApp_Image_2019-11-12_at_10.18.51_25593809-4E18-4DF5-AA0F-7CB6287AEE63.jpeg Foto: Jair Araújo
12/11/2019 às 15:23

A Polícia Civil do Amazonas, a Receita Federal e o Procon Manaus deflagraram na manhã desta segunda-feira (11/11) a operação “Maça Proibida” que resultou na apreensão de cerca de 3,5 mil produtos falsificados da marca Apple, em duas lojas, situadas no bairro Centro, Zona Sul de Manaus.

Segundo o delegado Eduardo Paixão, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), as investigações em torno do caso iniciaram após a empresa Apple, sediada no Estado da Califórnia nos Estados Unidos, encaminhar um procurador para formalizar a denúncia de falsificação dos produtos na especializada em Manaus.



Foto: Assimp PC-AM

Por volta das 9h de segunda-feira (11), os policiais foram até duas lojas no centro de Manaus. A operação que foi nomeada de "Maça Proibida" por ter relação com a marca americana, apreendeu mais de três mil acessórios falsificados com a marca Apple. “Dentre os produtos apreendidos estavam carregadores, fones de ouvidos e capas para aparelhos, todos com selos de autenticidade falsificados, mas sem notas fiscais. Os donos das lojas não estavam nos locais e ninguém acabou sendo preso”, declarou Paixão.

O secretário Interino da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec) e Procon Manaus, Rodrigo Guedes, disse que a falsificação e um crime contra a relação de consumo. “O comprador acha que está comprando um produto original, mas acaba comprando algo que não passou por testes de segurança, o que trás riscos ao consumidor. Isso também causa prejuízos a empresa e ao município, já que os impostos não são pagos”, pontuou.

News mark 33e2e16a 10de 400f 92c3 ec9d554e6edf
Repórter de A CRÍTICA

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.