Domingo, 23 de Janeiro de 2022
Arte

Arquiteta amazonense realiza exposição fotográfica sobre o “legado do ciclo da borracha”, em Itacoatiara

Evento é resultado de pesquisa homônima que selecionou alguns exemplares remanescentes do período da exploração gomífera



WhatsApp_Image_2021-12-03_at_11.59.53_1F0DDBBA-CA67-4527-8C46-54A422F7DDF6.jpeg Foto: Divulgação
03/12/2021 às 12:10

Está marcada para o dia 10 de dezembro, a abertura da exposição fotográfica "O legado arquitetônico do ciclo da borracha em Itacoatiara", da arquiteta e urbanista Márcia Honda. O trabalho será mostrado na Escola de Educação Profissional Moysés Benarrós Israel, localizado na Avenida Mário Andreazza, bairro São Francisco, no município de Itacoatiara. As fotografias são de Carlos Nascimento.

De acordo com a arquiteta e urbanista amazonense, a exposição fotográfica resulta de uma pesquisa homônima que selecionou alguns exemplares remanescentes do período da exploração gomífera.

“Itacoatiara, preserva um rico patrimônio histórico edificado, remanescente, em sua maioria, do ciclo econômico da produção gomífera. O porte e o requinte de algumas unidades, inclusive, podem ser equiparados aos existentes em grandes centros, à época, tais como as cidades de Belém e de Manaus, as “capitais da borracha” no Brasil, comprovando como os recursos financeiros e o cosmopolitismo decorrente do contato com o estrangeiro influenciaram suas configurações, com pretensões elitistas”.

A pesquisa analisou as tipologias arquitetônicas, estado de preservação e de conservação, além de ter investigado o histórico das edificações e verificado os instrumentos de proteção no âmbito do patrimônio cultural.

“Entretanto, até os exemplares mais singelos assumem a mesma relevância cultural, pois revelam os hábitos, os costumes e o conhecimento técnico-construtivo das sociedades a que pertenceram, e ainda identificam, a partir do espaço onde foram erigidos, como a evolução urbana foi-se processando no lugar.”

A exposição fotográfica "O legado arquitetônico do ciclo da borracha em Itacoatiara" abrirá para acesso às 9 horas no dia 10 de dezembro. E as visitações ocorrem do dia 10 a 17 de dezembro, de 08 às 12h e 14 às 18h. A entrada é gratuita. Márcia Honda é arquiteta e urbanista, especialista em Metodologia do Ensino Superior e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia. Ela possui experiência de mais de vinte anos em patrimônio histórico edificado.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.