Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
MEDIDA

Conselheiros de municípios do AM recebem capacitação em políticas socioassistenciais

A 2ª fase do CapacitaSuas reúne 280 participantes dos 23 municípios envolvidos nesta fase que serão instruídos por um corpo de professores da Universidade Estadual do Amazonas (UEA)



conselheiros.JPG Foto: Divulgação
29/01/2018 às 16:23

Gestores, trabalhadores e conselheiros da assistência social de 23 municípios do Amazonas iniciaram nesta segunda-feira (29), a segunda fase de capacitações do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), o CapacitaSuas.

Sob coordenação da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), o sistema é um programa instituído pelo Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que traz a gestão do trabalho e a educação permanente para os municípios brasileiros, visando a execução ética e comprometida das políticas públicas socioassistenciais. No Amazonas todos os 62 municípios receberão a capacitação que visa aperfeiçoamento técnico e prático.

Durante a abertura da capacitação que terá duração de uma semana, a secretária de estado da Assistência Social, Auxiliadora Abrantes, destacou o compromisso da gestão Amazonino Mendes com o fortalecimento da rede socioassistencial no Amazonas.

“Conhecer a política de assistência social, ainda é um desafio para os que trabalham executando os serviços socioassistenciais nos municípios, por isso, o Governo do Amazonas, mais uma vez, assume o compromisso com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para a prestação contínua de apoio técnico às gestões municipais, a fim de que sejam garantidos o direito à proteção social de famílias e pessoas em situação de risco e vulnerabilidade”, explicou Auxiliadora.

A titular da Seas também falou sobre a importância dos gestores municipais construírem e implementarem a normativa do SUAS em seus territórios e destacou algumas ações de governo para 2018.

 

“Entre as metas do pacto de aprimoramento do SUAS, estão previstas visitas aos 62 municípios amazonenses, que devem ser retomadas após a ausência de técnicos da assistência nos municípios”, afirmou Abrantes.

Na abertura dos trabalhos de capacitação estiveram presentes no evento o coordenador do CapacitaSuas pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Vinícius Machado; a presidente do Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS), Ana Claudia Martins; o secretário municipal da mulher, assistência social e direitos humanos e representante do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social, Elias Emanuel de Lima; professora Rárima Coelho, representando o Reitor da UEA; o chefe do departamento de Gestão do Suas na Seas, Nixon Ricardo Fonseca e demais departamentos de Proteção Básica, Proteção Social Especial e Planejamento da Seas.   

Ao todo, a segunda fase do CapacitaSuas reúne 280 participantes dos 23 municípios envolvidos nesta fase que serão instruídos por um corpo de professores da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), ligados a pró-reitoria de extensão e assuntos comunitários.

A Presidente do Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS), Ana Cláudia Martins destacou o número expressivo de participantes e comprometimento público com a rede socioassistencial. “É satisfatório constatar que a Seas cumprirá o estabelecido quanto à efetivação da educação permanente, junto aos trabalhadores sociais, concretizando hoje a realização da 2° Fase do Capacita SUAS”.

Para o secretário municipal de assistência social de Urucará, João Martins, o que se aprende no CapacitaSuas proporcionará um atendimento mais eficiente e diferenciado às crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência nos municípios. “Essa capacitação além de aprimorar nossos técnicos, também vai melhorar o atendimento prestado aos usuários da assistência social em Urucará”, disse.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.