Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
EM PROL DA VIDA

Em Manaus, mulheres superam medo da agulha para doar sangue no Hemoam

Nem a forte chuva impediu que dezenas de mulheres participassem da campanha "Super Doadoras", que acontece até as 17h deste sábado (14). Objetivo é reverter quadro de poucas doações do público feminino



05a70cec-db9c-47b6-b924-174c4b9a26e7_30D9554C-3E34-4FE8-8BBA-BBA063EE7017.jpg Foto: Divulgação
14/03/2020 às 12:07

Nem a forte chuva e o nervosismo impediram que a operadora de caixa, Maria Celis Soares, de 41 anos, deixasse de doar sangue pela primeira vez. A atitude, em prol da vida e saúde de uma colega dela de trabalho, fez com que tomasse a decisão mesmo temendo a agulha.

Ela e dezenas de outras mulheres participam, na manhã deste sábado (14), da campanha “Super Doadoras” que acontece em parceria com Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e tem o objetivo de chamar a atenção do público feminino para a doação de sangue.



A ação acontece até as 17h deste sábado, e se concentra nos blocos A e C da Fundação, localizada na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus. “Uma colega de trabalho vai fazer uma cirurgia e precisa de sangue com urgência. Eu estou tremendo e nervosa, mas é por uma boa causa. No ano passado, nós perdemos uma outra amiga de trabalho na mesma cirurgia e na época, não doei para essa pessoa. Com isso, eu achei que deveria vir, eu estou aqui e vou continuar doando”. 

Diferente de Maria, a profissional de educação física, Thaís Mel da Silva, 35, demonstrava tranquilidade durante o processo de coleta de sangue.  É a oitava vez que ela realiza doação e encoraja outras mulheres para que possam faz o mesmo. “Eu me tornei doadora por conta da causa mesmo, uma bolsa de sangue salva quatro vidas e doou a cada quatro meses”, contou. “É claro, a gente sente a agulha, mas nada que seja algo insuportável, o mais importante é pensar que isso beneficiará várias pessoas”, complementou.

As mulheres doam menos

O intuito do grupo “Super Doadoras” é tentar reverter a estatística desfavorável às mulheres no número de doações de sangue. As mulheres são a minoria no número de doações de sangue, representando 30% do total de doadores. Na visão da idealizadora do grupo, Silvana Reis, a iniciativa é importante por que é necessário informar às mulheres de que elas também podem realizar o procedimento.

“Em dezembro, a forma que eu fiz para chamar a atenção delas não foi pelo whatsapp, não foi através de lives e nem pela televisão, foi indo nas universidades, nas escolas, academias e nesse momento, elas vinham até e me perguntavam: como é a agulha?. Eu não minto, a agulha é grossa e dói, mas tem tantas coisas que doem e não salvam vidas. Acredito que a falta de informação faz com que a mulher não venha doar e a gente precisa mudar isso”, destaca ela, que é doadora há mais de 20 anos.

“Todo o doador tem que se sentir heroína, um super herói da vida real”. As mulheres podem doar a cada três e os homens a cada dois meses, com isso, a próxima campanha voltada às mulheres acontece em junho.

Dia da mulher

Durante a campanha, as doadoras poderão participar de uma sessão de embelezamento como escovas, chapinhas, design de sobrancelhas, colocação de cílios, maquiagens, spa para as mãos e pés, limpeza de pele, massagens e também, confraternizar através de um café da manhã, lanche e almoço que será oferecido com música ao vivo. O momento é em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Esta é a terceira edição da campanha “Super Doadoras”, a primeira ultrapassou 100 doações, deixando 111 bolsas de sangue. A segunda arrecadou 252 doações, sendo 136 de mulheres, um recorde para instituição num único dia. E a meta para esta 3ª edição é de 300 bolsas de sangue.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.