Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
Manaus

300 microchips serão implantados por mês em cães e gatos de Manaus

O dispositivo será colocado nos animais que são submetidos à esterilização cirúrgica (castração) no CCZ



1.jpg Microchips serão implantados em cães e gatos
13/06/2013 às 11:09

O Secretario Municipal de Saúde (Semsa), Evandro Melo, anunciou em coletiva na manhã desta quinta-feira (13), a implantação de 300 microchips por mês em animais cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da prefeitura.

Com o objetivo de evitar que os cães e gatos que tenham donos fiquem soltos nas ruas, a secretaria iniciou o trabalho de identificação e registro desses animais, por meio da implantação do microchip. O dispositivo será colocado nos animais que são submetidos à esterilização cirúrgica (castração) no CCZ.



De acordo com o Evandro Melo, neste primeiro momento o procedimento estará disponível apenas para os animais castrados no CCZ, mas que esta atividade faz parte da Política Municipal para a Vigilância e Controle de Zoonoses que deverá ser compartilhada com outros órgãos e secretarias.

Ainda de acordo com o secretário, os donos que perderem os animais identificados pelos chips, serão punidos conforme prevê a Lei nº1.590/2011 estabelece que ficam proibidos o abandono, os maus-tratos (castigos e a falta de cuidados veterinários), a permanência de animais soltos nas ruas e o adestramento em vias públicas. O descumprimento da lei sujeita os infratores a multas que variam de 1 (uma) a 8 (oito) UFM (Unidade Fiscal do Município de Manaus).

*Com informações da repórter Carolina Silva

*Mais informações sobre o assunto você confere na edição de sexta-feira (14), do Jornal A CRÍTICA



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.