Publicidade
Manaus
Manaus

49 empresas foram notificadas pelo Ipem-AM durante a 'Operação Boas Festas'

No total, 184.278 mil produtos em 1.078 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados pelo órgão entre os dias 18 de novembro e 12 de dezembro 16/12/2014 às 18:07
Show 1
A operação identificou 828 irregularidades em produtos
ACRITICA.COM Manaus (AM)

49 empresas de Manaus e cidades da Região Metropolitana foram notificadas por conta de 828 irregularidades identificadas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) durante a operação “Boas Festas”, realizada entre os dias 18 de novembro e 12 de dezembro. No total, 184.278 mil produtos em 1.078 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados.

A operação teve o objetivo de verificar se os produtos típicos natalinos estavam com peso e qualidade compatíveis com os anunciados pelos estabelecimentos comerciais. Nos produtos que compõem a cesta natalina, como peru, panetone, frutas cristalizadas, entre outros, a fiscalização foi feita para verificar se a quantidade informada na embalagem correspondia ao peso pelo fabricante. Nesse segmento, os maiores problemas foram os pesos abaixo dos indicados nas embalagens e a falta de indicação do peso na embalagem.

Na área da qualidade industrial, a operação focou a fiscalização nas luminárias natalinas, como os pisca-piscas, em brinquedos e bicicletas. Entre esses produtos, os que registraram maiores problemas foram os pisca–piscas, pois a maioria estava com os plugues fora do padrão. “As principais irregularidades foram encontradas nos pisca-piscas que utilizam plugues fora do padrão. Mas isso é uma tendência que vem caindo porque o número de empresas que foram notificadas foi um pouco menor do que no ano passado”, comentou Itamar Souto, do Departamento de Avaliação de Conformidades do Ipem-AM.

Em caso de dúvidas, o consumidor que se sentir lesado com relação ao peso ou certificação do produto, pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem-AM pelo 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Publicidade
Publicidade