Publicidade
Manaus
Corredores viários

Mais de 60 vias em toda a cidade estão no cronograma para receber asfaltamento

Desde maio, as madrugadas têm sido ocupadas por mais de 50 homens da Prefeitura de Manaus que trabalham rotineiramente para deixar os principais corredores viários da cidade com melhores condições de trafegabilidade 16/07/2016 às 19:55 - Atualizado em 17/07/2016 às 13:24
Show 1108565
Servidores municipais durante o recapeamento asfáltico no principal corredor viário do bairro Japiim, na Zona Sul. (Fotos: Divulgação Mário Oliveira/Semcom)
Náferson Cruz Manaus (AM)

“Para muitos pode parecer pouco a gente comemorar a recuperação do asfalto. Mas, para nós, moradores, o dia de hoje é para festejar, sim. Lutamos muito, por isso temos muito o que comemorar” disse Darcilene Paiva, 49, moradora da rua do Fuxico, uma das vias do bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste, contempladas com a camada asfáltica através do pacote de obras de infraestrutura viária e revitalização urbana.  

Um total de 67 vias em todas as zonas da cidade, fazem parte do cronograma de obras, na qual 13 vias foram concluídas, como a Mirra, Presidente Costa e Silva (Silves), Ramos Ferreira, Leonardo Malcher e Tarumã. Desde o mês de maio, as madrugadas têm sido ocupadas por mais de 50 homens da Prefeitura de Manaus que trabalham rotineiramente para deixar os principais corredores viários da cidade com melhores condições de trafegabilidade.

Quanto a recuperação destes  corredores viários, o subsecretário de Obras Públicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Antônio Nelson, conta com um trabalho reforçado de base. Estão sendo aplicadas, segundo ele, duas camadas asfálticas mais resistente nas vias mapeadas para receber as ações, em virtude do grande fluxo de veículos que trafegam nos locais diariamente. A primeira é a regularizadora, chamada de binder, e a segunda com o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ).

A Seminf estima que mais de 6 mil ruas devem passar por serviços de manutenção de infraestrutura neste segundo semestre em Manaus. Os trabalhos incluem obras de tapa-buraco, recapeamento e drenagem superficial.

Há 20 anos, a Dublin não era recapeada

Há 20 anos, que a avenida Dublin, no conjunto Campos Elíseos, no bairro Planalto, Zona Centro-Oeste, não passava por um recapeamento. Na última semana, os serviços de recuperação da via chamaram a atenção dos moradores e motoristas que trafegavam por ali. 

Foram recapeados um total de  1.600 metros de extensão da avenida. O serviço resultou na retirada de todo o asfalto antigo e, posteriormente, foi  recomposta a base com uma nova camada de massa. 

“Gostaria de chamar atenção para a qualidade e os 10 cm de espessura do novo asfalto. Esta era uma das vias mais reclamadas pela população”, destacou o prefeito de Manaus, Artur Neto (PSDB), ressaltado a importância da atividade: “É um verdadeiro banho de asfalto em Manaus nesse verão e, além do recapeamento, vamos atuar forte com a operação tapa-buracos. Valeu o sacrifício nosso e o do povo. Agora, vamos cumprir o nosso papel, investindo nas melhorias que a cidade precisa”, afirmou. 

O aposentado Paulo Simões, 63, antigo morador do conjunto Campos Elíseos, disse que não tinha mais esperança de ver a avenida que dá acesso a sua casa asfaltada. “Não só eu, mas muito mais pessoas estão se sentindo felizes. Há muitos anos só ouvíamos promessa, mas, enfim o asfalto chegou”, concluiu o morador.

Publicidade
Publicidade